O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou-se esta terça-feira otimista na resolução da questão levantada em torno dos coletes de pista distribuídos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), à saída de uma reunião com o presidente do organismo, Pedro Proença.

Os coletes distribuídos pela LPFP para as provas da época 2015/16 integram logótipos dos patrocinadores, o que, de acordo com o dirigente do SJ Tiago Dias é "incompatível, de acordo com os estatutos e com o exercício da atividade de jornalista".

Até à resolução da questão, que Tiago Dias espera ser para breve, até ao final do mês de agosto, o Sindicato dos Jornalistas recomenda aos profissionais fotojornalistas ou jornalistas de pista o uso dos denominados coletes únicos, identificáveis apenas com um número.

"Esta foi uma primeira reunião para estabelecer um diálogo e uma comunicação naquilo que esperamos que seja um processo que conduza a uma solução que seja do agrado de todos os envolvidos", referiu Tiago Dias, que, juntamente com Frederico Moreno, foi recebido por Pedro Proença na sede da LPFP, no Porto.

A questão publicitária nos coletes dos jornalistas de serviço em redor do relvado durante os jogos já não é nova, uma vez que em 2006 os identificadores distribuídos também incluíam o nome do patrocinador da prova, tendo, na altura, sido desvalorizados e considerado um equívoco de distribuição.

"Para nós [Sindicato dos Jornalistas] é incompatível o uso de símbolos publicitários com a atividade de jornalista e é isso que nós temos e vamos defender, que essa junção não pode funcionar", justificou Tiago Dias, porta-voz do SJ no termo da reunião com Pedro Proença, que não prestou declarações.

Ainda de acordo com os representantes do SJ, a reunião "correu bem" e ambos saíram do encontro com Pedro Proença com a certeza de que "as partes irão chegar a uma solução que agrade a todos e que não coloque em causa os direitos dos jornalistas".

A questão da publicidade nos coletes das várias provas da LPFP foi a única abordada na reunião do SJ com Pedro Proença, tendo ficado por aflorar o critério da atribuição de credenciais de acesso aos recintos desportivos.