Benfica, FC Porto e Sporting, depois de uma última ronda para esquecer, procuram regressar às vitórias na terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol e ‘roubar’ a liderança da prova ao inesperado Arouca.

Os bicampeões, que foram surpreendidos na casa emprestada do Arouca (1-0), em Aveiro, recebem o Moreirense, ainda sem pontos, enquanto o FC Porto defronta o Estoril-Praia no Estádio do Dragão e o Sporting, ainda a digerir a eliminação na Liga dos Campeões, vai a Coimbra medir forças com a Académica, ‘ferida’ depois de uma pesada goleada (4-0) caseira sofrida perante o Vitória de Setúbal.

Líder isolado e imprevisto, à segunda jornada, o Arouca vai ao terreno do Paços de Ferreira tentar manter o primeiro lugar e o início 100% vitorioso no campeonato.

Ainda sem convencer, o Benfica procura no sábado não só regressar as vitórias, mas sobretudo regressar às boas exibições, tendo à partida pela frente o adversário ‘perfeito’ para isso.

O Moreirense chega ao Estádio da Luz sem qualquer ponto, nem qualquer golo marcado, nas duas primeiras jornadas da competição, tendo já sofrido quatro.

No lado da formação de Rui Vitória, Jardel pode regressar ao centro da defesa, enquanto o avançado mexicano Jimenez, a mais cara contratação dos ‘encarnados’ esta época, espreita um lugar no ‘onze’.

Por seu lado, o Moreirense já pode contar com Iuri Medeiros e Rafael Martins, dois ‘reforços’ contratados durante a semana.

Horas antes, o FC Porto é o primeiro dos três ‘grandes’ a entrar em ação, perante o Estoril-Praia, depois do empate (1-1) alcançado no terreno do Marítimo.

Depois de perder os primeiros pontos da temporada na Madeira, onde já não ganha há mais de dois anos, a equipa do espanhol Julen Lopetegui vai ter pela frente uma equipa do Estoril-Praia que deixou boa imagem na primeira jornada no Estádio do Luz e que no último fim de semana somou a primeira vitória, ao bater na Amoreira o Moreirense, por 2-0.

Depois de afastado da Liga dos Campeões, numa eliminação difícil de digerir em Moscovo, e do empate caseiro com o Paços de Ferreira, numa semana para esquecer, o Sporting vai no domingo a Coimbra tentar relançar a temporada.

João Pereira, castigado, é baixa certa frente à ‘briosa’, enquanto Jefferson também poderá falhar o encontro devido a problemas físicos. A formação de Jorge Jesus vai ter pela frente uma Académica também ‘ferida’, sobretudo pelo resultado pesado sofrido perante o Vitória de Setúbal.

A viver o melhor momento da sua história desde a sua fundação em 1952, com a inédita vitória sobre o Benfica e a inédita liderança, o Arouca vai no domingo a Paços de Ferreira tentar prolongar esta fase de sonho.

Na Mata Real, a equipa de Lito Vidigal vai ter pela frente um rival que vem um motivador empate em Alvalade e que ainda não perdeu.

Destaque ainda para a receção do Sporting de Braga ao Boavista, num jogo em que minhotos pretendem esquecer o desaire com o Rio Ave, e para o Tondela, que procura somar o primeiro ponto da sua história na I Liga, em casa, frente ao Nacional.

A terceira jornada termina na segunda-feira, com o União da Madeira a receber o Vitória de Guimarães, que ainda procura a primeira vitória em jogos oficiais sob o comando do treinador Armando Evangelista. Duas horas antes, às 19:00, o europeu Belenenses recebe o Marítimo.

Programa da terceira jornada:

- Sábado, 29 ago:

Vitória de Setúbal – Rio Ave, 16:15 (Sport TV)

FC Porto – Estoril-Praia, 18:30 (Sport TV)

Benfica – Moreirense, 20:45 (Benfica TV)

- Domingo, 30 ago:

Tondela – Nacional, 16:00

Paços de Ferreira – Arouca, 17:00

Sporting de Braga – Boavista, 17:00 (Sport TV)

Académica – Sporting, 19:15 (Sport TV)

- Segunda-feira, 31 ago:

Belenenses – Marítimo, 19:00 (Sport TV)

União da Madeira – Vitória de Guimarães, 21:00(Sport TV)