Os habitantes, comerciantes e emigrantes do concelho de Tondela acreditam que o clube de futebol local está a colocar o nome da cidade no mapa nacional e que até já conseguiu galgar fronteiras, chegando aos jornais desportivos internacionais.

Emigrado em França, José da Cunha está de férias no concelho de Tondela até final do mês, com tempo para assistir ao arranque da época do único clube do distrito de Viseu na I Liga.

"O Clube Desportivo de Tondela está a colocar o nome da cidade no mapa nacional. Até aqui ninguém falava no Tondela, nem sabiam muito bem onde ficava a cidade", disse.

Ver o concelho de onde é natural na I Liga é "um orgulho muito grande" e é com "grande alegria" que lê os destaques do Tondela quando abre os jornais nacionais desportivos ou até os internacionais.

"Recentemente, até o ‘L'Équipe', um dos melhores jornais desportivos franceses, trazia uma reportagem sobre o Tondela. Abri o jornal e fiquei surpreendido, foi uma alegria ler aquela página", referiu.

Apesar da euforia causada pela subida à I Liga, José da Cunha reconhece que será muito difícil o Tondela manter-se no escalão principal de futebol.

"Temos muitos jogadores sem experiência na I Liga e o orçamento também deve ser curto", realçou.

A "febre amarela e verde" tem gerado expectativas na maioria dos seus habitantes, que fazem deste tema o mais frequente das conversas de café, onde por inúmeras vezes é partilhado o sonho da manutenção.

"Custou subir, mas agora que estamos na I Liga é proibido descer. Acredito na manutenção, temos uma equipa com uma defesa forte", defendeu Jorge Rocha.

Também em termos de negócio as expectativas são grandes, apesar do Tondela ainda não ter jogado em casa, o que apenas acontecerá no domingo.

"Esperamos que os fins de semana com os jogos em casa tragam mais gente à cidade. Já era o que acontecia no ano passado e com a subida à I Liga as expectativas são ainda maiores", revelou Mónica Correia, do Hotel S. José.

Para já, a chegada do Tondela à I Liga está a fazer aumentar a venda de jornais diários desportivos, o que tem levado a "um reforço ainda maior do que já é habitual em mês de muitos emigrantes".

Helga Martins, proprietária da Papelaria Linova, realçou a importância da "máquina do futebol", que conseguiu mexer com uma cidade que tem cerca de 4.500 habitantes. "Esperamos que as vendas continuem a aumentar em termos de jornais e revistas. Até vamos tendo muitos clientes a solicitar a compra de t-shirts ou cachecóis do Tondela, sendo uma pena não termos ainda qualquer material à venda", apontou.

O primeiro jogo do Tondela em casa acontece no domingo, frente ao Nacional da Madeira, depois de ter jogado a partida de arranque do campeonato em casa emprestada (Aveiro), com o Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.