A Comissão Nacional de Eleições (CNE) realiza hoje uma reunião plenária para discutir, entre outros assuntos, a forma de votação de José Sócrates e a realização de jogos da I Liga de futebol no dia das legislativas.

O porta-voz da CNE, João Almeida, confirmou à Lusa que se trata de uma reunião plenária ordinária, “como costuma haver todas as terças”, e que a questão de como votam as pessoas que estão em prisão domiciliária “é uma situação que não está expressa na lei e que não é corrente”.

João Almeida disse que só se lembra de um caso de pedido de voto de uma pessoa em prisão domiciliária nos últimos anos.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está desde sexta-feira em prisão domiciliária vigiado por agentes da PSP.

Quanto à realização de jogos de futebol do Benfica, FC Porto e Sporting no dia das eleições, João Almeida afirmou que a Liga de Clubes já informou a CNE das razões para a escolha do dia 04 de outubro.

A CNE desaconselha eventos do género nestes dias, pois, para além de poderem contribuir para a abstenção, podem causar “problemas sérios devido à proximidade dos jogos às assembleias de voto”, defendeu João Almeida.

Benfica, FC Porto e Sporting vão jogar na sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol a 04 de outubro, a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.