Os árbitros que no sábado entregaram em branco o teste de avaliação de desempenho vão repetir o exame na quinta-feira, no Luso, disse à agência Lusa fonte do conselho de arbitragem da federação portuguesa de futebol.

“Os árbitros e árbitros assistentes C1 que sábado entregaram os testes em branco foram convocados para realizar um teste de repetição na quinta-feira, às 18:30, no Luso, no qual terão de ter classificação minima de 50 por cento para estarem aptos a atuar”, referiu a fonte.

Os árbitros que não compareceram no sábado em Tomar por estarem impedidos realizam teste no dia 24 de setembro, como estava previsto: os testes físicos serão realizados todos no dia 24.

Em causa está o facto de os árbitros da primeira categoria se terem recusado a realizar exames escritos e físicos previstos para sábado, em Tomar, protestando contra o peso destes parâmetros na avaliação final, nomeadamente de cinco por cento, e desejando a alteração do que foi estipulado e aprovado por unanimidade pelo conselho de arbitragem.

Os árbitros resolveram, unilateralmente, escrever apenas o nome no teste escrito, o que levou a secção de classificações a efetuar a respetiva pauta com os resultados.

Quanto ao teste físico, os referidos filiados ameaçaram chumbar propositadamente, o que levou a secção de classificações a anulá-lo.

Na terça-feira à noite reuniram-se os presidentes do conselho de arbitragem e APAF, bem como outros representantes dos árbitros e árbitros assistentes C1 com objetivo de desbloquear situação: “não houve decisões, mas as conversas prosseguem.”