O dérbi Benfica-Belenenses dá início na sexta-feira à quarta jornada da I Liga de futebol, num momento em que os bicampeões em título tentam recuperar de uma pré-época falhada e estão longe de convencer.

Com FC Porto, Sporting e Arouca na liderança (sete pontos), o Benfica (seis) entrou no campeonato de forma intermitente e o jogo com o Belenenses é mais um teste ao treinador Rui Vitória, após o interregno para jogos das seleções.

Os primeiros jogos do Benfica mostraram muito nervosismo na equipa 'encarnada': o desaire na Supertaça (1-0, Sporting), uma goleada 'enganadora' com o Estoril (4-0), a derrota em Aveiro com o Arouca (1-0) e o triunfo sofrido com o Moreirense (3-2).

O 'novo' Benfica parece longe do futebol praticado nas últimas épocas e o jogo com o Belenenses é duro teste: a equipa treinada por Sá Pinto soma três empates, mas tem mostrado qualidade, até pelo apuramento para a fase de grupos da Liga Europa (eliminou os austríacos do Altach).

Para o Benfica é crucial não perder o 'comboio' da frente, numa fase em que o FC Porto também não tem sido dominante: a equipa, com muitas caras novas, soma duas vitórias e um empate (na visita ao Marítimo), e também peca no que tem demonstrado.

Se o Benfica joga na sexta-feira, na jornada que antecede a primeira jornada na 'Champions', os 'dragões' entram em campo no sábado, com a visita ao também líder Arouca, mas desta vez com os arouquenses a jogarem no seu estádio.

Ao contrário do que aconteceu na vitória frente ao Benfica, que aconteceu em Aveiro, o Arouca receberá o FC Porto no Municipal de Arouca, o que poderá trazer dificuldades acrescidas para os 'dragões'.

Os compromissos do campeão e vice-campeão acontecem não só antes de entrarem na Liga dos Campeões, mas igualmente a anteceder o 'clássico' de 20 de setembro, em que os dois clubes se defrontarão no Estádio do Dragão.

Na expetativa estará o também líder Sporting, que no domingo visita o Rio Ave (19:15).

Os vila-condenses ainda não perderam no campeonato, somam dois empates (Belenenses fora, 3-3, Vitória de Setúbal fora, 2-2) e um triunfo (Sporting de Braga em casa, 1-0).

Já os 'leões' têm duas vitórias e um inesperado empate (em casa com o Paços de Ferreira, 1-1), mas apesar da eliminação no acesso à Liga dos Campeões, têm mostrado algumas das (boas) ideias do seu novo treinador, Jorge Jesus.

Na quarta jornada são duas as equipas ainda à procura dos primeiros pontos, o Moreirense, que recebe o recém-promovido União da Madeira, e a Académica, que visita o sempre difícil Nacional, na Choupana.

Com um início sofrível está também o histórico Vitória de Guimarães, com dois pontos em três jornadas (dois empates e uma derrota), que tem a oportunidade de fazer um pouco melhor em casa no domingo frente ao Tondela, a outra equipa promovida.

A ronda encerra na segunda-feira, dia em que o Boavista (uma vitória, um empate, uma derrota, quatro pontos) recebe o Paços de Ferreira (um triunfo e dois empates, cinco pontos), em jogo agendado para as 20:00.

I Liga, 4.ª jornada:

- sexta-feira, 11 set:

Benfica -- Belenenses, 20:30 (BTV).

- sábado, 12 set:

Estoril-Praia -- Sporting de Braga, 18:30 (SportTV).

Arouca -- FC Porto, 20:45 (SportTV).

- domingo, 13 set:

Marítimo -- Vitória de Setúbal, 16:00.

Moreirense -- União da Madeira, 16:00.

Nacional -- Académica, 16:00.

Vitória de Guimarães -- Tondela, 17:00 (SportTV).

Rio Ave -- Sporting, 19:15 (SportTV).

- segunda-feira, 14 set:

Boavista -- Paços de Ferreira, 20:00 (SportTV)