O Sporting foi este domingo a Vila do Conde derrotar o Rio Ave por 2-1, em partida referente à quarta jornada da Liga, e juntou-se ao FC Porto na liderança da tabela classificativa. Adrien (10', g.p.) e Slimani (39') marcaram para os 'leões', Yazalde ainda conseguiu reduzir para a equipa da casa (69').

Logo aos 9 minutos de jogo, Hugo Miguel assinalou uma grande penalidade a favor do Sporting por mão na bola de Wakaso. O 'capitão' Adrien Silva foi chamado a bater e não perdoou perante Cássio, abrindo o marcador muito cedo no encontro.

O Rio Ave tentou reagir e esteve muito próximo do empate aos 37 minutos de jogo, por Marvin Zeegelaar, mas o remate acertou no poste da baliza de Rui Patrício.

O Sporting agradeceu a oportunidade desperdiçada e ampliou a vantagem pouco depois, por Slimani. Um cruzamento de Jefferson foi desviado por Vilas Boas após erro do guardião do Rio Ave e o avançado argelino apareceu a cabecear para o 2-0.

A vantagem dos 'leões' era confortável ao intervalo - também graças a um corte 'in extremis' de Bryan Ruiz aos 43' - mas o Rio Ave partiu em busca de uma reviravolta ou, pelo menos, de um ponto.

Aos 50 minutos, Pedro Moreira falhou o alvo após cruzamento de Lionn e aos 69' os vilacondenses chegaram mesmo ao golo. Um passe de Kayembé após bom trabalho encontrou a cabeça de Yazalde, que bateu Rui Patrício e reduziu para 2-1.

O golo pareceu assustar os 'leões', que perderam o fio condutor e permitiram ao Rio Ave ganhar bolas e causar perigo. O Sporting conseguiria, no entanto, segurar a vantagem mínima, sendo que João Mário teve ainda uma boa oportunidade para aumentar para 3-1, mas permitiu a defesa de Cássio.

A equipa de Jorge Jesus garantiu três pontos que lhe permitem juntar-se ao FC Porto no topo da tabela, com 10 pontos em quatro jogos disputados.

Veja os lances do jogo.