A liga de clubes antecipou hoje para 04 de outubro o jogo Sporting de Braga-Arouca, da sétima jornada da I Liga de futebol, elevando para quatro o número de encontros da disputar no dia das eleições legislativas.

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) indica que o encontro, que estava agendado para 05 de outubro, vai disputar-se domingo, dia 04, às 18:00.

O Sporting de Braga junta-se assim às restantes equipas portuguesas envolvidas em competições europeias, que vão disputar os seus encontros da sétima jornada no dia das eleições legislativas.

O Benfica é a primeira equipa a entrar em ação no domingo das eleições, no estádio do União da Madeira, às 16:00 horas, seguindo-se o FC Porto, que recebe o Belenenses a partir das 18:15, e o Sporting, que começa às 20:30 em casa frente ao Vitória de Guimarães.

No comunicado divulgado hoje, a LPFP justifica a antecipação do jogo com o facto de os bracarenses terem “direito a não jogar na sexta-feira e sábado seguintes à participação numa competição europeia” e com “obrigatoriedade de cedência de jogadores às seleções nacionais na segunda-feira, dia 5 de outubro”.

A justificação da LPFP é semelhante à divulgada a 04 de setembro para os jogos de Benfica, Belenenses, FC Porto e Sporting, mas que não incluía o encontro do Sporting de Braga, que foi agora antecipado para domingo pelos mesmos motivos.

O Sporting de Braga, que juntamente com Sporting e Belenenses, disputa a Liga Europa, recebe a 01 de outubro os holandeses do Groningen, em jogo da segunda jornada do Grupo F da competição.

A sétima jornada da liga ocorre depois de encontros das competições europeias e antecede os derradeiros embates da seleção portuguesa com a Dinamarca, em Braga, na quinta-feira, 08 de outubro, e com a deslocação à Sérvia, três dias depois, na qualificação para o Euro2016.

A marcação de jogos para dia de eleições foi algo que não ocorreu nas duas anteriores legislativas, em 27 de setembro de 2009 e 05 de junho de 2011, tendo apenas sido disputados jogos do Campeonato Nacional de Seniores nas autarquias de 29 de setembro de 2013 e dos campeonatos femininos e de juvenis nas Europeias de 25 de maio de 2011.

A 04 de setembro, depois de ter sido divulgado o calendário da sétima jornada, um porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse à agência Lusa "que a lei não proíbe as atividades normais e correntes" no dia das eleições.

No entanto, a mesma fonte acrescentou que "tem havido a opinião consensual de que não é adequado" a realização de jogos de futebol no mesmo dia e, em 40 anos de democracia, esta será a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República”.

Os restantes jogos da sétima jornada disputam-se sexta-feira e sábado.

Programa da 7.ª jornada:

- Sexta-feira, 02 out:

Vitória de Setúbal – Estoril-Praia, 20:30

- Sábado, 03 out:

Paços de Ferreira – Nacional, 16:00

Tondela – Moreirense, 16:00

Académica – Marítimo, 18:30

Rio Ave – Boavista, 20:45

- Domingo, 04 out:

União da Madeira – Benfica, 16:00

Sporting de Braga – Arouca, 18:00

FC Porto – Belenenses, 18:15

Sporting – Vitória de Guimarães, 20:30