Quando o árbitro apitar o início da partida que vai juntar FC Porto e Benfica no próximo domingo, não serão só os jogadores a movimentar-se no campo. No Estádio do Dragão estarão instaladas cinco câmaras, que vão recolher imagens de todos os ângulos possíveis e dar conteúdo à plataforma de realidade virtual da Samsung, que vai estar acessível a quem passar pelos locais escolhidos para partilhar a experiência.

A fabricante apresenta a experiência como pioneira em todo o mundo. Quem puder desfrutar dela vai usar os óculos de realidade virtual Gear VR para ver o jogo como se estivesse dentro do campo. A experiência imersiva é garantida pelas imagens recolhidas a partir das cinco câmaras instaladas em pontos distintos do estádio, para assegurar uma cobertura 360º do evento, em tempo real.

Quem estiver a usar os óculos durante o jogo pode ir escolhendo os ângulos preferidos para acompanhar a partida. Isso poderá ser feito a partir da loja da Samsung do Fórum Almada ou nos Cinemas NOS do Colombo, onde a empresa vai estar a demonstrar a tecnologia.

“Sabemos que o futebol é um passion point dos portugueses, pelo que esta iniciativa, a primeira do género a nível mundial, possui todos os ingredientes para que os utilizadores tenham acesso a uma experiência que promete mudar a forma como olhamos para a transmissão de conteúdos ao vivo”, explica Frederico Paiva, diretor de negócio da Samsung Portugal.

Esta tecnologia inovadora e pioneira, para já apenas disponível numa loja da marca Samsung no Fórum Almada, mas que dá corpo a um projeto a implementar num futuro próximo, já foi testada por Pedro Proença, que considerou a experiência “extraordinária”.
“É realmente um grande impacto ver o jogo por este sistema. Vê-se o jogo de uma forma verdadeiramente diferente”, constatou Pedro Proença, que não escondeu a sua surpresa mesmo tendo em conta que, enquanto árbitro, via os jogos dentro das quatro linhas.

A experiência vai envolver a Samsung, a Liga Portugal, a Samsung, a NOS e a Sport TV. A transmissão em realidade virtual das imagens recolhidas nas câmaras para os Samsung Gear VR é assegurada pela NOS, que usa fibra ótica a 1 Gbps e uma rede 4G de 300 Mbps para garantir que os conteúdos chegam aos dispositivos com a rapidez e qualidade necessária para permitir uma transmissão em direto. As redes em questão foram implementadas temporariamente para esta experiência, adiantam as empresas.

Os óculos de realidade virtual da Samsung, os Gear VR, estão à venda em Portugal. A segunda edição do gadget - a Innovator Edition - chegou às lojas em julho e custa 219,90€. É compatível com os novos smartphones Galaxy S6 e S6 Edge. Para funcionar os Gear VR precisam sempre de um smartphone, que encaixa nos óculos. Só alguns modelos são compatíveis.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.