A Liga Portuguesa entra na era dos clássicos com o FC Porto a receber o Benfica este domingo, em jogo da 5.ª jornada. Os "dragões" chegam ao encontro com dez pontos, mais um que os eternos rivais. Este é um jogo muito importante para o FC Porto que quererá vingar a derrota sofrida em casa na temporada passada e que teve um peso enorme na luta pelo título.

Jaime Magalhães, antiga glória dos azuis-e-brancos não tem dúvidas de afirmar que este é um jogo ondeo FC Porto está obrigado a vencer mais do que nunca. Não só pelos três pontos em disputa mas por se tratar do eterno rival. Uma vitória deixará o Benfica a quatro pontos numa fase precoce da época, o que poderá galvanizar os "dragões" para um título que foge há duas temporadas. Do outro lado estará uma equipa que sofreu muitas mudanças e que, tal como o FC Porto, ainda está a ser reconstruida.

"Este é mais um Clássico, um jogo que certamente o FC Porto vai ter de vencer, é uma partida muito importante para os adeptos. Jogamos em casa, é para ganhar. São três pontos mas como é com o Benfica, é um adversário diferente. O FC Porto tem de ganhar e deixar o Benfica o mais atrás possível. É nos inícios de época que se começa a ganhar os campeonatos. Ganhar ao Benfica será muito importante para a massa associativa, será também um incentivo enorme para o resto do campeonato já que permite encarar os outros jogos com mais alegria", frisou Jaime Magalhães, em entrevista ao SAPO Desporto.

No entanto, o antigo médio do direito dos azuis-e-brancos sublinha que não será tarefa fácil. Muitos poderiam pensar que sem Jorge Jesus será mais fácil bater os "encarnados" mas Jaime Magalhães alerta para o poderio do adversário. Do outro lado estará uma grande equipa, muito bem orientada e que parece ter entrado nos eixos, como se viu na passada sexta-feira com os 6-0 ao Belenenses em casa.

"O Benfica é sempre o Benfica, um grande clube, com bons jogadores, que também teve alterações no seu plantel. O Rui Vitória está a fazer um bom trabalho, a colocar jogadores novos, como se viu no último jogo frente ao Belenenses em que atuou com cinco portugueses, algo que é bom para o futuro do futebol português e para a Seleção de Portugal. Ele está a fazer um bom trabalho, como se viu já no jogo com o Belenenses. Espero que não ganhe no próximo fim-de-semana. Mas este será um jogo difícil para as duas equipas", vaticina o antigo médio do FC Porto.

Depois das saídas de jogadores nucleares como Danilo, Alex Sandro, Casimiro, Óliver Torres e Jackson Martinez, o FC Porto reforçou-se com futebolistas experientes como Maxi Pereira, Iker Casillas, Pablo Osvaldo mas também de jovens valores como Danilo, Imbula, Sérgio Oliveira e André André. No último dia do mercado os azuis-e-brancos contrataram Layún e Corona, dois internacionais mexicanos. Jaime Magalhães aprova as entradas e sublinha que esta época é crucial vencer o campeonato.

"Os últimos dois reforços [Layún e Corona] deram boas indicações, o Corona entrou logo com dois golos, foi ótimo para ele ter marcado logo e é bom que esteja pronto par ajudar a equipa, já que este ano o FC Porto tem de vencer o campeonato. Dois anos sem ganhar é muito tempo para o FC Porto, uma clube que não está habituado a tanto tempo sem vencer. O clube fez boas contratações mas agora é esperar para ver. A Liga é longa, haverá muitas mexidas mas o FC Porto tem um plantel muito bom. Esperemos que chegue ao fim do campeonato com o título conquistado", desejou.

O FC Porto-Benfica está marcado para às 19h15 do próximo domingo, no Dragão.