O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, vai disputar o terceiro ‘clássico’ frente ao Benfica, depois de na época passada não ter conseguido vencer os ‘encarnados', nos dois jogos da I Liga portuguesa de futebol.

Na primeira temporada como técnico do FC Porto, o antigo guarda-redes de Real Madrid e FC Barcelona, de 49 anos, somou um desaire e um empate, em dois jogos que acabariam por se revelar cruciais para o desfecho do campeonato, conquistado pelas ‘águias’.

A estreia de Lopetegui em ‘clássicos’ com o Benfica aconteceu a 14 de dezembro de 2014, à 13.ª jornada, quando os ‘dragões' receberam o rival.

À entrada para essa ronda, o conjunto da Luz liderava com mais três pontos do ue os portistas, que, em caso de triunfo, igualavam os visitantes no topo da classificação.

No entanto, a equipa benfiquista acabaria mesmo por aumentar a diferença para seis pontos, graças ao triunfo por 2-0, construído com um ‘bis' de Lima.

O campeonato prosseguiu, com ‘águias' e ‘dragões' nos dois primeiros lugares e, mesmo depois de não ter conseguido capitalizar as duas derrotas averbadas pelos ‘encarnados', o FC Porto chegou ao clássico da 30.ª jornada a depender apenas de si próprio para alcançar o primeiro lugar.

Na Luz, Julen Lopetegui surpreendeu com o ‘onze’ apresentado, diante de um Benfica que reforçou a vantagem pontual com um ‘nulo’ (0-0), face à vantagem no confronto direto, dando um passo determinante rumo ao bicampeonato.

FC Porto e Benfica jogam no domingo, a partir das 19:15, no Estádio do Dragão, numa partida que será dirigida pelo portuense Artur Soares Dias.