FC Porto e Benfica defrontam-se domingo, em encontro da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, após terem estado envolvidos em jogos europeus, sendo que os portistas têm reagido melhor em ‘clássicos’ disputados nestas condições.

Nos últimos 20 anos, ‘dragões' e ‘águias' encontraram-se por cinco vezes imediatamente a seguir a partidas das competições europeias e os portistas venceram três vezes, contra uma dos lisboetas, mais um empate.

Da última vez que tal aconteceu, há pouco menos de um ano, na I Liga da época passada, o encontro terminou, porém, com triunfo benfiquista, graças a um ‘bis' do brasileiro Lima (2-0), igualmente no Estádio do Dragão.

Nos dias que antecederam essa partida da 13.ª jornada, o Benfica tinha fechado a participação no Grupo C da Liga dos Campeões, com um empate diante dos alemães do Bayer Leverkusen (0-0), e o FC Porto também tinha cedido uma igualdade (1-1), frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, no Grupo H.

Em 1995/96, no primeiro registo das duas últimas décadas, os ‘azuis e brancos’ venceram em casa por 3-0, na 10.ª jornada do campeonato.

Os ‘azuis e brancos', então orientados pelo malogrado Bobby Robson, vinham de um nulo (0-0) com o Panathinaikos, na Liga dos Campeões, enquanto os ‘encarnados', de Mário Wilson, tinham empatado 2-2 no reduto do Roda, na Taça UEFA.

Em 2004/05, os dois rivais empataram no clássico da 23.ª ronda do campeonato (1-1), repetindo o resultado alcançado nos jogos europeus dessa semana: os portistas na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com o Inter de Milão, e os lisboetas na segunda mão dos 16avos de final da Taça UEFA, com o CSKA Moscovo.

Já em 2007/08, o FC Porto superiorizou-se ao Benfica (1-0), no Estádio da Luz, depois de ter sido derrotado em Liverpool (4-1), na fase de grupos da ‘Champions', ao passo que as ‘águias' vinham de uma igualdade caseira com o AC Milan (1-1), na mesma competição.

Três anos depois, em 2010/11, os ‘dragões' golearam o rival por 5-0, na 10.ª jornada do campeonato, após terem cedido um empate (1-1) na partida da Liga Europa, diante dos turcos do Besiktas. Nessa mesma semana, o Benfica tinha vencido, em casa, os franceses do Lyon (4-3), para a Liga dos Campeões.

FC Porto e Benfica jogam no domingo, a partir das 19:15, no Estádio do Dragão, numa partida que será dirigida pelo árbitro Artur Soares Dias, do Porto.