Diz-se que é em jogos como estes que a experiência se sobrepõe à técnica. Se tal se verificar no domingo, no Estádio do Dragão, o protagonista bem poderá Luisão, já que o central do Benfica é, entre os jogadores que entrarão em campo, de longe o mais experiente em 'clássicos'.

Seis dias depois de ter festejado doze anos desde que envergou a camisola do Benfica pela primeira vez, o 'capitão' da equipa da Luz vai cumprir o seu 28º jogo diante do FC Porto. Contabiliza nove vitórias e 14 derrotas frente ao arqui-rival.

No segundo lugar da lista entre os mais experientes está Maxi Pereira. O lateral uruguaio já participou em 20 'clássicos' entre FC Porto e Benfica. No entanto, conhecerá no domingo, pela primeira vez, a sensação de estar do outro lado da 'barricada', depois de oito temporadas ao serviço dos 'encarnados'.

Em terceiro lugar surge Helton, com 17 jogos disputados diante do Benfica. No entanto, e ao contrário de Luisão e Maxi, o guardião brasileiro dificilmente entrará em jogo, já que o espanhol Iker Casillas é por estes dias titular absoluto na baliza da equipa de Julen Lopetegui.

O criativo argentino Gaitán, com 14 'clássicos' disputados frente ao FC Porto, e o central brasileiro Maicon, com oito duelos, completam o 'top 5' dos mais experientes no grande 'clássico' do futebol português.