Os dirigentes do Arouca, equipa que joga em Braga no dia das eleições legislativas, a 04 de outubro, referem que o clube está sensível ao direito de voto dos seus futebolistas e técnicos.

O Sporting de Braga-Arouca estava inicialmente previsto para segunda-feira, dia 05 de outubro, mas, e porque os bracarenses disputam a segunda jornada da Liga Europa no dia 01 de outubro, recebendo os holandeses do Groningen, e podiam ficar privados de alguns jogadores para serviço nas seleções nacionais, a data do jogo foi alterada, sendo o mesmo antecipado para o dia das eleições.

O plantel do Arouca tem 13 jogadores portugueses, mais elementos da equipa técnica e 'staff' do clube, que podem não ter condições para votar nas suas assembleias de voto no dia de eleições. Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinho, presidente do clube, manifestou a sua intenção de exercer o direito de voto, direito que estende aos seus atletas.

"Claro que vou votar! Não ia votar porquê? Há tempo para tudo. Nenhum jogador me pediu nada de específico para poder votar, mas o clube está disponível para os ajudar", garantiu o dirigente.

A solução para estes atletas e elementos da estrutura do clube é o voto antecipado, que pode ser feito com o presidente da Câmara Municipal das zonas de recenseamento, entre os 10.º e 5.º dias anteriores à data da eleição, com um comprovativo do seu impedimento. Flávio Soares, 'team manager' do Arouca, explicou que esse documento foi providenciado pela Liga Portuguesa de Futebol.

"Quando ficou decidido que o jogo seria no dia 04, fizemos logo o pedido à Liga que nos forneceu um comprovativo para usarmos no voto antecipado", contou Flávio, ele que também tenciona usar esse direito nos próximos dias.

Para facilitar as deslocações até às localidades de recenseamento dos atletas e técnicos, além da folga desta segunda-feira, o plano de trabalhos semanal está a ser elaborado de maneira a permitir horas vagas para estas viagens.

O Arouca é um dos clubes que jogam precisamente no dia do ato eleitoral. Além dos arouquenses, também Belenenses, Benfica e Vitória de Guimarães têm deslocações a 04 de outubro, em jogos da sétima jornada da I Liga.

O Belenenses visita o FC Porto (18:15), o Benfica o União da Madeira (16:00) e o Vitória de Guimarães o Sporting (20:30).