O Sporting procura esta segunda-feira um triunfo sobre o Nacional para se manter encostado ao FC Porto no topo da I Liga de futebol, um dia depois da vitória dos 'dragões' sobre o Benfica no 'clássico' da quinta jornada (1-0).

Na ressaca da derrota com o Lokomotiv Moscovo (3-1), no arranque na Liga Europa, o Sporting apresenta-se novamente perante os seus adeptos, no Estádio José Alvalade, para tentar regressar às vitórias, de modo a não deixar fugir o FC Porto, que soma 13 pontos, mais três do que os 'leões'.

Um triunfo permite ao Sporting não só continuar a par dos 'azuis e brancos', mas também alargar para quatro pontos a vantagem sobre o Benfica, terceiro, enquanto o Nacional, que procura o primeiro ponto fora de casa, pode igualar o bicampeão em caso de triunfo na partida que encerra a jornada, a partir das 21h00.

Esse é também o objetivo do Sporting de Braga, que recebe o Marítimo e que, em caso de vitória, junta-se ao Benfica na perseguição a FC Porto e Sporting, uma semana depois da derrota com o Estoril-Praia, que ocupa o quarto lugar, com nove pontos, tal como os 'encarnados'.

Ainda em busca da primeira vitória, Belenenses (16.º) e Moreirense (17.º), separados por dois pontos, enfrentam-se no Estádio do Restelo, em Lisboa, num jogo que deixará um deles na zona de despromoção, somente acima da Académica, cujo percurso, só com derrotas, motivou a demissão do treinador José Viterbo.