Os árbitros e assistentes da primeira categoria passaram os testes escritos, com apenas três juízes a falharem o exame físico, devido a lesão, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Nos exames físicos hoje realizados no Luso, apenas Duarte Gomes e os assistentes Pais António e Paulo Ramos não completaram os testes físicos, devido a lesão contraída no decorrer dos mesmos.

Estes três árbitros juntam-se assim a Rui Oliveira e Jorge Sousa e ao assistente Tiago Leandro, que já estavam lesionados, enquanto o assistente Pedro Miguel Ribeiro apresentou atestado médico. Os lesionados farão os testes quando recuperarem.

Os testes físicos estavam inicialmente marcados para 5 de setembro, mas foram adiados na sequência do protesto dos árbitros registado nesse dia em Tomar.

Em relação aos primeiros testes escritos, todos os árbitros passaram no exame de repetição, que, devido ao protesto, não vai contar para a classificação no final da época desportiva e no qual tinham de conseguir uma pontuação de pelo menos 50 por cento para ficarem aptos, disse a fonte do CA da FPF.

Os árbitros internacionais que, a 5 de setembro, não estiveram em Tomar fizeram hoje os testes escritos de repetição, para estarem em igualdade com os restantes juízes, que, nesse dia, tinham entregado em branco o exame, em protesto.

Os árbitros entregaram as provas em branco em protesto contra o peso de cinco por cento que os testes escritos passaram a ter na classificação final a partir da temporada de 2015/16, na qual ainda terão de realizar novos exames escritos e físicos.