O treinador do Vitória de Guimarães assegurou este sábado que a sua equipa tem ambição de conquistar os três pontos na visita ao "candidato ao título" Sporting, na antevisão ao jogo da sétima jornada da I Liga de futebol.

Os vimaranenses estão no 15.º lugar da tabela, com seis pontos, fruto de uma vitória, três empates e duas derrotas, e vão defrontar os ‘leões', que são segundos, com os mesmos 14 pontos do líder, FC Porto, mas tal não impede o técnico de querer alcançar um bom resultado em Lisboa.

"Vamos apanhar um candidato ao título, uma equipa forte, muito bem orientada, num jogo extremamente difícil. Isso não limita as nossas ambições de ir a Alvalade conquistar os três pontos. Ninguém prepara um jogo para empatar ou perder, prepara para ganhar", disse Sérgio Conceição.

O treinador vitoriano admitiu que a equipa fez bastante trabalho específico para este jogo, não apenas por defrontar o Sporting, mas porque precisa de melhorar aspetos táticos, nomeadamente "as bolas paradas ofensivas e defensivas".

O Sporting, em virtude do jogo que disputou para a Liga Europa, na Turquia, com o Besiktas (1-1), dispõe de menos tempo para preparar o jogo de domingo, mas, para o timoneiro dos minhotos, isso vai fazer pouca diferença, porque o clube já assumiu que o campeonato é o maior objetivo.

"Foi assumido pelo seu treinador que iria fazer descansar alguns jogadores para atacarem da melhor maneira o objetivo principal da época. É absolutamente normal empatar um jogo não fácil, na Turquia, contra uma equipa difícil, com alguns jovens que foram lançados", afirmou.

Sérgio Conceição, com um triunfo, em Braga, para a I Liga, e outro, na Luz, para os oitavos de final da Taça de Portugal, ambos por 2-1, foi o treinador que mais vezes venceu Jorge Jesus em competições nacionais na época passada, mas o facto é pouco relevante para o técnico, porque os "jogos são todos diferentes".

"Não me lembro muito bem dos jogos, porque estou focado no que tenho de fazer agora. Temos uma equipa parecida na dinâmica, mas com jogadores diferentes e momentos diferentes. Os jogos têm todos uma história diferente um do outro", reiterou.

Com uma semana e meia de trabalho em Guimarães, o técnico reconheceu que o tempo ainda é pouco para melhorias significativas, mas explicou que, para já, é importante que a equipa melhore progressivamente os índices físicos.

"Nunca é bom entrar com a carruagem em andamento, porque não sabemos os índices físicos dos jogadores. Nesse sentido, é importante ter uma pressão constante sobre o adversário, uma intensidade alta, e, por isso, os jogadores têm de estar, a nível físico, bem", referiu.

Sérgio Conceição abordou ainda a aposta no lateral esquerdo Dalbert no dérbi minhoto, com o Sporting de Braga, reconhecendo que o lançamento de jovens da equipa B é uma vertente importante no projeto do clube.

"O Vitória faz disso uma situação importante, potenciar ao máximo jogadores da equipa B para lançá-los na equipa principal. Já conhecia o Dalbert e há outros jogadores que conheço. Ele não pode fazer igual, tem de fazer melhor para continuar a equipa", vincou.

O Vitória de Guimarães, 15º classificado com seis pontos, defronta o Sporting, que é vice-líder com 14, no domingo, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num encontro que vai ser arbitrado por Rui Costa, do Porto.