O Benfica vai aguardar “uma decisão relativamente à nova data” para a visita ao União da Madeira, da sétima jornada da I Liga de futebol, que foi hoje adiado devido ao nevoeiro.

No seu sítio oficial na Internet, o clube detalha as condições que levaram ao atraso da partida, cumprindo-se “um período de uma hora de espera para que existisse uma decisão”, e ao posterior adiamento da mesma.

“Segundo os regulamentos, o jogo teria de ser realizado nas 30 horas seguintes, no mesmo local, com a mesma equipa de arbitragem, contudo, há exceções, sendo uma delas a presença de internacionais nas seleções. Uma vez que o Benfica tem dez atletas nessa situação, o jogo terá de ser remarcado”, referem os ‘encarnados’.

Nesse sentido, o Benfica realça o seu “calendário sobrecarregado de competições”, aguardando “uma decisão relativamente à nova data do desafio”.

A agência Lusa tentou sem sucesso contactar a assessoria de imprensa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O Regulamento de Competições da LPFP, no seu artigo 46.º, prevê que os "jogos adiados ou interrompidos devido a caso fortuito ou de força maior" devem realizar-se ou completar-se "no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes".

Contudo, o mesmo artigo refere, no ponto c) o jogo poderá não se realizar nesse prazo se "qualquer um dos clubes em causa tenha que dispensar algum dos seus jogadores para a respetiva seleção nacional, caso em que o jogo deve ser realizado ou completado em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante a duração da convocatória dos jogadores para as seleções nacionais".

Os responsáveis das duas equipas podem chegar a acordo para não realizar o encontro neste prazo, mas, de acordo com o artigo 42.º do mesmo regulamento, "os jogos das competições oficiais adiados no decurso da primeira volta têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das seis semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos por deliberação da Comissão Executiva".

O União da Madeira ocupa o 14.º lugar com seis pontos, enquanto o bicampeão Benfica segue na quarta posição, com 12.