O Sporting esmagou este domingo o Vitória de Guimarães em Alvalade por 5-1, em partida da sétima jornada da Liga. Slimani fez um hat-trick, Adrien e Téo apontaram os restantes golos dos “leões”. Com este triunfo, os “leões” mantêm a liderança do campeonato juntamente com o FC Porto.

Já tendo conhecimento da goleada do FC Porto frente ao Belenenses (4-0), os leões precisavam de vencer para não perderem o comboio do primeiro lugar. Não só venceram, como imitaram os “dragões” triunfando com uma vantagem de quatro golos.

Jorge Jesus resolveu apostar em João Mário, William Carvalho e Adrien Silva no trio do meio campo. Nas laterais, o treinador do Sporting fez regressar Esgaio e Jefferson. No ataque, Slimani regressou. Sérgio Conceição apostou no mesmo onze que alinhou na última partida da turma vimaranense.

O Sporting entrou a todo o gás, insensível ao dia chuvoso e cinzento que se fazia sentir em Alvalade perante uma ótima casa, 31295 espetadores, tendo em conta que se tratava de noite de eleições.

A primeira ameaça até pertenceu à turma forasteira através de um livre de Tozé, mas a partir daí praticamente só deu Sporting. Os “leões” começaram a fazer girar o carrocel através de transições defesa-ataque muito eficazes, com a defesa do Vitória a ter muita dificuldade em acompanhar. Por isso não foi nenhuma surpresa quando os “leões” inauguraram o marcador por intermédio de Slimani, aos 14 minutos, depois de um cruzamento de João Mário.

O Vitória, desorientado pelas rápidas movimentações leoninas, ia cometendo erros muito graves na sua defensiva. As transições defesa-ataque da turma de Alvalade iam colocando a cabeça em água na defesa do Guimarães, que nunca se conseguiu adaptar às marcações. Nem ao nível do miolo, nem a nível defensivo. Exemplo disso é o lance do segundo golo dos leões. Perda de bola de Montoya em zona proibida, a bola sobrou para Téo Gutierrez que fez o segundo da partida. Até ao intervalo, os leões podiam ter dilatado a vantagem, primeiro por Téo (numa bola na barra), depois por Adrien e Bryan Ruiz. A equipa nortenha foi para o intervalo a pensar que teria de mudar muito para inverter o rumo dos acontecimentos.

A equipa do Vitória até entrou mais afoita no segundo tempo e com vontade de inverter os acontecimentos. Aos 53 minutos, Caáfu tentou ameaçar com um remate à meia volta, mas com a bola a sair por cima da baliza de Rui Patrício, que foi um mero espectador durante grande parte do encontro.

Mas foi sol de pouca dura, já que a reação da turma forasteira terminou aos 55 minutos, com a expulsão de Saré pelo árbitro Hélder Malheiro, devido a uma entrada muito dura sobre Gelson Martins. Essa condição de jogar com 10 jogadores resultou em novo golo do Sporting no minuto seguinte. Lance de insistência dos “leões”, com Jefferson a fazer o cruzamento e com Slimani a bisar, com a equipa do Vitória já a naufragar em Alvalade.

Aos 61 minutos, o resultado assumiu contornos de goleada, já que Adrien fez mais um golo. Na marcação de um livre, o médio português bateu à entrada da área, com a bola a sofrer um desvio e a trair Douglas, que ao minuto 77, tinha tirado o pão da boca a Gelson Fernandes que, isolado frente ao guardião, foi incapaz de fazer golo.

Ao minuto 78, lance tirado a papel químico do anterior, com Jefferson novamente a oferecer e Slimani a encostar e a fazer o hat-trick na partida e o quinto golo para os “leões”.

Ao minuto 82, o Vitória ainda conseguiu marcar o seu tento de honra, com um golo apontado por Josué, que depois de um pontapé de canto apareceu livre de marcação e não teve dificuldade em fazer o golo.

Até ao final, os leões ainda podiam ter marcado o sexto, com Aquilani ao cair do pano, a ter o golo na cabeça, mas falhou o alvo de forma incrível.

Triunfo justo dos "leões" para muito pouco Vitória em Alvalade. Com este triunfo, o Sporting mantém a liderança do campeonato juntamente com o FC Porto. Slimani foi o homem do encontro.