Ao cabo de sete jornadas, é só a segunda vez neste século que o Sporting chega até esta fase do campeonato com 17 pontos. O mesmo sucedeu há duas temporadas, eram os "leões" orientados por Leonardo Jardim.

Para se encontrar um melhor registo do Sporting, depois de passadas sete jornadas é necessário recuar à temporada de 1994/1995. O clube de Alvalade era treinado nessa altura por Carlos Queiroz, que conduziu a equipa a oito vitórias e um empate nas primeiras nove jornadas.

Em 2013/14, com Leonardo Jardim, o Sporting manteve-se invicto até 8ª jornada, altura em que defrontou com o FC Porto de Paulo Fonseca e foi derrotado por 3-1.
Na oitava e próxima jornada o Sporting de Jorge Jesus vai medir forças com outro grande do futebol português, o Benfica.

Apesar de dois bons arranques nas temporadas já mencionadas, os pontos amealhados nessas primeiras jornadas não foram suficientes para assegurar a conquista do título.

Nos últimos títulos dos leões em 1999/00 e 2001/2002, o Sporting teve arranques bem mais modestos. No primeiro título obteve nas primeiras sete jornadas: Três triunfos, três empates e uma derrota. Em 2001/2012, o Sporting averbou quatro vitórias, um empate e duas derrotas.