Bruno de Carvalho foi convidado a participar no programa "Prolongamento" da TVI24 onde discutiu vários temas da atualidade do Sporting com os comentadores residentes Pedro Guerra (Benfica), Manuel Serrão (FC Porto) e Eduardo Barroso (Sporting). Desde a situação de Carrillo, aos negócios falhados do Sporting (Danilo Pereira, Cervi, Mitroglou), o presidente dos "leões" atacou o rival Benfica, insinuando que estes oferecem prendas aos árbitros.

Eis o essencial da intervenção de Bruno de Carvalho

Jorge Jesus: "Não lhe vou estar a falar sobre isso [prémios]. O senhor [Pedro Guerra] andou a mandar-me recados que se falasse disso ou daquilo..."

Nr. de sócios do Benfica: "Andaram eles a gozar com o Bayern Munique, e quando limparam os mortos, o Sporting e Benfica estão quase com os mesmos sócios".

Orçamento e patrocínio: "Não vou responder. Está absolutamente definido. Patrocinador? Nas regras da CMVM onde estamos todos, dizem que os negócios com relevância devem ser todos explicados. Já lá viu o da Fly Emirates? As camisolas do Sporting estão lindas assim".

Marco Silva: "Vou negar a SMS? Mas está lá o meu nome? Comigo a versão está mais do que falada".

Banca: "O que se disse na imprensa é que depois da queda do BES, entraram mais 50 milhões no Benfica. O Sporting está sob controlo da UEFA por causa do seu amigo Godinho Lopes. Tanto carinho pelo antecessor."

Benfica e os árbitros: "É entregue esta prenda [camisola retro do clube], aos quatro árbitros do jogo, dois delegados e um observador. Dá 28 jantares por jogo, tanto na equipa A como equipa B. Só em jantares, por ano, deve rondar 140 mil euros. E tudo em prendas, tudo deve rondar um quarto de milhão de euros. Disseram-me que tudo isto é entregue aos árbitros e a Federação e Liga é que deve achar se isto é bonito. Nos balneários deixamos-lhes comida e vai lá o fisioterapeuta ver se estão bem."

Críticas aos jogadores no Facebook: "Já disse que não o repetiria [após jogo com o V. Guimarães]. Quando Vieira disse [a mesma coisa que eu] não houve problema. Quando foi o presidente do Sporting foi o horror..."

Negócio Danilo Pereira: "O Sporting assina um contrato com o Marítimo a 10 de junho. O Sporting diz que sim senhor, entramos em negociações com o jogador e há um problema por 30% por parte do agente. Todos os dias falámos com o Carlos Pereira e o jogador diz que sim mas há esse problema. Ele foi de borla para o Marítimo e ficou 70% para o clube e 30 para o agente. Dia 18 é enviada uma carta do Marítimo para o FC Porto com uma minuta. O Marítimo fechou o acordo connosco e achou que deveria ir negociar com outros. Bem sei que o Marítimo tentou vender o Danilo ao Benfica mas não conseguiu. A 21 de junho, recebo um SMS, quando já negociava com o FC Porto. A 29 de junho diz que vai dar anuência para os exames médicos ao FC Porto. Carlos Pereira, quando se é sério, não se negoceia com dois ou três clubes. Só avisa a 29 de junho que foi fazer exames. Jesus falou com Danilo no dia em que mandou a SMS ao Talisca, que ainda está para mostrar."

Textos no Football Leaks: "Há uns que são verdade, outros que são manipulados e outros que são uma treta. Por isso é que se meteu a polícia. Há 32 documentos sobre o Sporting no Football Leaks. Há sete sobre o Benfica para fingir, que aquilo é sempre sobre o Ola John. Aquilo era uma maravilha, devia ter sete contratos. O Football Leaks tem tanta noção de cidadania que parou o site até terça-feira sabendo que vinha aqui segunda-feira".

Negócio Cervi: "Todas as propostas que lhe disse foram via Sporting. Há um telefonema em que me dizem que existiam umas pessoas a querer comprar o jogador para Sporting, Benfica ou FC Porto. O Bruno Paulista está na parceria e está explicada no Relatório e Contas. Um dia convido-o [Pedro Guerra] para a Sporting TV e você diz bem de mim".

Títulos nas modalidades: "Vamos ver o que vocês [Benfica] ganham nesta época. Ganham no voleibol."

Football Leaks: "Não quis Mitroglou porque tinha Teo e Slimani. Chamadas por Mitroglou? É verdade [que o Sporting as fez]. E você [Pedro Guerra com o Benfica] pagou o triplo. O Rosario [Central] esteve cá de 4 a 8 de junho e trouxeram-nos uma parceria. A primeira proposta enviada pelo Sporting data de 4 de julho. O Benfica nem sabia quem era o Cervi. O Sporting negociava há muito tempo. Estão aqui as datas. São tudo propostas do Sporting. Já lá vamos ao Caála. Tenho aqui o Relatório e Contas que fala da parceria. Não é segredo nenhum, não era preciso o Football Leaks nenhum. O Recreativo Caála existe e está no 10.º lugar do campeonato angolano. O que é estranho é o Relatório e Contas do Benfica falar de um tal clube Brasa. Um site brasileiro fala de um clube fantasma. Depois, Cavaleiro fala de 15 milhões de euros e o site do Mónaco fala só em três. Como é que um clube vende a um que dá 4,8 milhões e não ao que dá seis milhões? Tenho a certeza que vai haver aqui investigação..."

Contas dos "três grandes": "O Benfica é o único que não apresenta contas consolidadas. O Pedro Guerra não foi às Assembleias Gerais para saber como é que o ativo aumentou. O plantel do Sporting é agora considerado o plantel mais valioso em 2015/16. No voleibol? O Benfica joga no Carcavelinhos. [Para Pedro Guerra] Já pagou o ordenado ao homem [Jesus]?"

Empresas de Bruno de Carvalho: "Fechei as minhas empresas todas. Eu não me vendo a ninguém. O homem que se vende a dizer isto... Não pedi prisão a ninguém para ter emprego [sobre Pedro Guerra]. Os sportinguistas gostam de mim e os benfiquistas não gostam de si."

Incidentes entre adeptos: "[Sobre incidentes no futsal] Disseram que era folclore e então os adeptos pensaram que podiam enviar tochas."

Caso com a Doyen: "Não tenho dúvida absolutamente nenhuma das razões do Sporting. Se o Sporting perder, porque é possível, vai recorrer para os tribunais e aí temos a certeza absolutamente que o ganhamos. O Benfica tem dois traumas: Vale e Azevedo e Jorge Jesus. Depois vem dizer que o presidente do Sporting rasga contratos. Se fizemos um contrato onde se diz que te posso dar um tiro na cabeça, tudo bem, mas a cláusula é nula. As guerras de Bruno de Carvalho vão ser muitas mais que 50. Se em vários contratos que o Sporting assinou, em todo ou em parte, o departamento jurídico considere nulos ou ilegais algumas cláusulas, nós teremos de ir defender o Sporting. Se os contratos não tiverem nada de ilegal, então é o que é. Mas não é isso que se passa no Sporting. O Sporting foi o único clube que teve coragem de fazer uma auditoria séria até hoje e espero que façam à minha presidência também. Ganhámos todos os processos em que entrámos e até já sou um pouco advogado face à quantidade com que tivemos de lidar. Uma coisa são as regras do futebol e outra é a vida real. Se perder na primeira instância, no TAS, estamos muito mais salvaguardados num tribunal porque não estamos condicionados por essas vicissitudes. Quem lidera um clube que estava destruído também tem um papel a desempenhar. Eu sei muito bem o meu papel e o que tenho de fazer. Já houve casos que sabia que perdia no tribunal de trabalho e perdia no outro. Se perder, não paro por aí. Se calhar será como nas finanças: paga primeiro e refila depois. Não podemos não fazer as coisas que achamos porque podemos perder. Há muitos culpados que estão fora e outros inocentes na prisão. A reviravolta que o Sporting levou é impressionante”.

Renovação de André Martins: "Processo está na mão da SAD. Não vou estar a falar dele. Tenho muito carinho por ele."

Bruno de Carvalho sobre Pedro Guerra: "Pedro Guerra, atleta conhecida do Damaiense... Este senhor chega aqui e diz que Carrillo devia ser o dossiê prioritário, um jogador daqueles que pior jogava no Sporting. Quando ao Maxi, já ouvi dizer que foi uma cobardia do presidente do Benfica. Carrillo não era uma prioridade para mim. O que ouvi nos corredores do futebol é que de 15 em 15 dias almoçava com Jesus. Eu não sou comentador, sou presidente. No Sporting trabalhamos de uma forma distinta, percebemos o que é cascata das decisões que tomamos. O Maxi é um assunto, o Carrillo é outro assunto. O Ruben Amorim a treinar sozinho no Jamor é bonito?"

Propostas por Carrillo: "A proposta do Leicester foi a única que me deixaram ter. Os agentes e fundos conseguem parar propostas. O Carrillo é bom ou não? Se é bom só aparece a proposta do Leicester, esse colosso do futebol mundial? Confirmo [os 12 milhões de euros]. Só após os clubes acordarem entre si, é que o clube comprador pode falar com o jogador. A proposta vem do agente e é claro que ele não falou com o jogador... Eu quando era miúdo também acreditava no Pai Natal mas depois deixei de acreditar."

Jesus e Carrillo: "Estou a adorar trabalhar com Jesus. Estamos em plena sintonia. Gostávamos que o Carrilo estivesse a jogar mas não está. Quer que o advogado do Carrillo ganhe o processo? É verdade tudo o que está escrito no comunicado do Sporting. Tenho de provar que o Carrillo está comprometido com outro projeto? Se há um jogador que chega ao pé de mim e não quer jogar com o Sporting, está comprometido com o meu? Não tenho de provar nada. É essa a verdade dos factos. Vi uma pessoa num programa que dizia que eu nunca provaria o dolo naquilo que se passou no jogo da Taça da Liga. O futebol arranjou a expressão "dolo sem intenção". A pessoa teve que enfiar a viola no saco. Se se concretizar o que disse Carrillo, pode ir do Cucujães ao Mérida. Entre esses dois e o Partizan, também está o Benfica e o FC Porto. Eu decido muito pouco por estados emocionais e sensibilidade. Nunca o fiz no Sporting. Li o comunicado quando saiu e disse: 'Magnífico'. Estamos a tentar renovar há um ano e meio. Ouvi o Manuel Serrão dizer que sou muito verdinho porque não o vendi mas não o vendi porque não quis. O Sporting ainda não é daqueles clubes que incendeia carros. Percebemos que íamos ter um problema. Se o agente não quiser e ainda estiver ligado a um fundo, aparecem zero propostas. Depois poderemos tentar e tentar. Quem já fez mais de 62 renovações... Fui eu que renovei com o William. Fui eu que pedi a todos os jogadores para irem à Academia para perceber quem estava emprestado. Há problemas no futebol que não se resolvem. Quando os sportinguistas quiserem outros tipos de caminhos, não contam comigo. O Carrillo seguiu o seu caminho. Tentámos 'N' vezes resolver o problema. O Carrillo, há um ano, era muito mal dito na seleção por parte dos peruanos. Carrillo não reconsiderou.

Carrillo: "É um atleta com um grande talento. A minha expectativa é que passasse para um grande jogador com um grande treinador. O comunicado do Sporting é exaustivo mas os adeptos gostam. Se eu não gostava de ter o Carrillo a jogar? De certeza absoluta que gostava. Ouvi até aqui que o João Mário que não ia renovar mas renovou e está valorizar. O Cédric podia ter saído mas não quis. O Matheus teve uma proposta de um clube francês. Renovou. O Gelson estava a ser tudo feito para não renovar. E renovou. O Mané teve uma proposta fantástica de um clube francês. Aquilo que tento fazer enquanto presidente é respeitar os atletas que querem jogar no Sporting. Se gostava de o ver jogar? Sim. Se eu acho que o Sporting fez bem? Sim. Há um processo a decorrer. Se não tivesse tomado uma decisão não havia processo. Estamos na normalidade. Já ouvi tanta coisa... Se há muitos que vão tentar mas não vão conseguir é colocar a mim e ao Jesus em lados opostos. Tudo na vida tem o seu tempo. O ato de liderar é um ato de muito isolamento. Todas as decisões na SAD foram tomadas por unanimidade".

Jogo com o V. Guimarães e arbitragem: "Afastar alguém do estádio que ama o seu clube, não é o benéfico. Há pessoas que não têm neurónios para pensar. Se me suspendem desta forma eu não devo estar no estádio. Aquilo que eu vi ontem com o Octávio, foi um conjunto de factos que não são agradáveis. Desde que esta direção chegou, fomos um clube que preparou uma série de propostos que discutimos com toda a gente. Com os clubes, grupos parlamentares, ECA, FIFA, UEFA... Propomos uma série de alterações a nível nacional e internacional. Em termos de arbitragem, o Sporting tem propostas em que os árbitros se revêm para credibilizar tudo isto. Nós vivemos num Mundo e país, somos 10 milhões de pessoas pelo menos para alguns clubes que olham para o futebol de uma forma má. Os árbitros são pais de família, têm de ir para os empregos, ir às compras. Este clima de suspeição não pode acontecer. O meu trabalho é apontar factos e não ser incendiário ou deixar de ser. Só se ouve que este incendeia ou o outro incendeia. Será que as pessoas têm a noção que os 'filhos da mãe' é uma coisa normal no futebol? As pessoas não sabem como as coisas funcionam, dentro e forma do balneário. Isso é o normal. É fundamental darmos condições aos árbitros e não é falar. Ainda ouvi falar do videoárbitro no último programa na TVI. Parece que há dinheiro no futebol para tudo menos para a modernização. O videoárbitro é algo que deve ser debatido com coragem e pensar que nos EUA, uma das coisas que se faz, é a possibilidade de parar três vezes o jogo. O treinador diz que tem dúvidas e depois decide-se. O videoárbitro não quer o jogo parado de 5 em 5 segundos. Este sistema foi subscrito por grandes árbitros. Nós ficamos sempre calados porque a FIFA não deixa, a UEFA não deixa. Queremos um futebol credível e uma arbitragem que não tenha medo de sair à rua. Os presidentes e os árbitros estão num patamar igual porque quando cheguei ao Sporting fui chamado de vigarista para cima. Não precisamos de estar sempre a esconder do que deixam os outros. Eu posso-lhe dizer que 99% dos árbitros apoiam o videoárbitro. Tomara que naqueles lances que são grotescos - a bola que não entra mas é golo - o videoárbitro só favorecia os adeptos. Mesmo que não o possam dizer, 99% dos árbitros são a favor".

Castigo após jogo com Boavista "Estou aqui na qualidade de presidente do Sporting. Vou tentar esclarecer as pessoas o mais possível. Os relatórios [dos árbitros] são sigilosos e não retiro uma vírgula do que disse a seguir ao jogo [Boavista 0-0 Sporting]. O que disse tinha a ver com o facto de na reunião preparatória a equipa de arbitragem querer ser pouco notada, à entrada e saída. Seja isso dito ou não, não me parece que isso motive um processo disciplinar. Se calhar nunca comprou mas o Sporting tem uma caderneta mas eu estou lá. Nos anos 80 também havia com árbitro. Fui castigado, sofri 29 dias de suspensão e no final fui ilibado e cumpri o castigo. Chegámos ao jogo com o Gil Vicente e também fui castigado. As imagens demonstraram o contrário. O suposto agredido verbalmente diz que nós não trocámos palavras. A decisão dizia que não merecia credibilidade o que o delegado escreveu. Quando o sorteio foi chumbado na Federação, eu disse que não foi só isso que foi chumbado. Esta situação onde estou não existia. Os clubes decidiram uma série de alterações. Não aprovo que os clubes se entendam por uma alteração e isso tenha de ser ratificado pela Federação. Ou queremos dar poder aos clubes ou não queremos. Houve uma série de alterações que os clubes quiseram fazer e não passaram. Por que é que as coisas têm de ser ratificadas na Federação? Se tivesse sido aprovado o que os clubes queriam, eu não estavam na situação nos castigos que deixam de ser castigo. A Federação devia preocupar-se com as seleções e o futebol amador. Deveria haver um organismo autónomo para pensar tudo o resto. A base do futebol deve ser os clubes, e enquanto não for, não vamos a lado nenhum".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.