Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, deixou esta segunda-feira no ar a ideia de que o Benfica faz ofertas a árbitros, delegados e observadores dos jogos da equipa principal e B, sendo que essas 'prendas' representariam um valor na ordem do "quarto de milhão de euros" por época.

Em declarações prestadas no programa Prolongamento, da TVI24, o líder leonino questionou ainda se esta situação seria "correta", mas a verdade é que o Código de Ética da UEFA prevê que os árbitros possam receber ofertas até 183 euros (200 francos suíços).

Esta situação está refletida no ponto 6 do Artigo 4 desse regulamento, "os árbitros comprometem-se a não aceitar ofertas de valor superior a 200 francos suíços (ou de valor equivalente) de organismos e/ou pessoas diretamente e/ou indiretamente envolvidas nos jogos da UEFA para o qual foram nomeados. Souvenirs como galhardetes ou camisolas também podem ser aceites. Em nenhuma circunstância os árbitros podem ficar com a bola do encontro. Qualquer árbitro que seja alvo de subornos deve notificar a UEFA imediatamente".

Recorde-se que Bruno de Carvalho referiu ontem que o Benfica alegadamente ofereceria uma caixa com uma camisola do Benfica e "jantares" aos elementos ligados à arbitragem e aos representantes da Liga.