O projeto do centro de formação e pavilhão multiusos do Sporting de Braga foi aprovado na segunda-feira por larga maioria dos sócios presentes na assembleia-geral (AG) extraordinária convocada unicamente para o efeito.

O projeto, apresentado ao final da manhã de quarta-feira com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e da Liga de clubes, Pedro Proença, mereceu 229 votos favoráveis e sete abstenções dos associados bracarenses, pelo que faltará apenas a aprovação em assembleia municipal, na sexta-feira à noite, para o projeto poder iniciar-se.

Numa das mais concorridas reuniões magnas do Sporting de Braga dos últimos anos, o presidente 'arsenalista', António Salvador, empresário da área da construção civil, respondeu a algumas dúvidas levantadas pelos sócios, prometendo, nomeadamente, que nenhuma empresa sua ou em que tenha alguma participação vai concorrer à construção dos diversos equipamentos.

António Salvador lançou críticas ao antigo relacionamento entre autarquia e clube, designando por "jogadas" alguns negócios feitos entre ambas as instituições.

Elogiou, pelo contrário, o atual executivo camarário, frisando que foi "pela vontade política" demonstrada pelo presidente Ricardo Rio que este projeto pôde concretizar-se.

Destacou ainda que os custos de gestão da futura academia não serão superiores aos já existentes atualmente.

"Este não é um projeto meu ou desta direção, é do clube, independentemente de quem vier a ser presidente no futuro", disse.

Presente na AG, Ricardo Rio, que disse falar na sua condição de sócio 1.080, referiu não ser "digno uma instituição chegar a esta idade vetusta sem um cêntimo de património".

O projeto está planeado desenvolver-se em duas fases, primeiro o centro de formação do futebol do clube, orçado em cinco milhões de euros, previsto arrancar já em novembro e estar concluído ainda antes do início da próxima época.

A segunda fase corresponderá ao pavilhão multiusos, que pretende reaproveitar as inacabadas piscinas olímpicas contíguas ao Estádio Municipal de Braga, e onde já foi feito um investimento na ordem dos nove milhões de euros.

António Salvador pretende que o pavilhão arranque mal o centro de formação esteja construído e tenha a duração de um ano, ou seja em finais de 2017.

Em relação ao pavilhão, o presidente da câmara de Braga não garantiu ainda o aval da autarquia, notando existirem "outras alternativas" em equação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.