Benfica, FC Porto e Sporting vão ajudar cerca de 240 adeptos a perder peso no âmbito do projeto Eurofit, uma iniciativa coordenado pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, que arranca hoje.

Cada um dos três ‘grandes’ vai treinar cerca de 80 adeptos do sexo masculino, entre os 30 e 65 anos, com um índice de massa corporal igual ou superior a 27kg/m2, de novembro a fevereiro de 2016.

O Eurofit vai testar e estudar uma eventual alteração nos estilos de vida, capitalizando a ligação afetiva ao clube, nomeadamente com a realização de treinos nas instalações dos ‘seus’ emblemas favoritos.

Além de Portugal, o estudo está a ser desenvolvido em mais 12 clubes dos primeiros escalões de futebol de Inglaterra, Holanda e Noruega.

O programa prevê a realização de 12 sessões semanais, com componentes de exercício físico, mas também formativas quanto à autorregulação comportamental e alimentar, tendo como objetivo a redução do tempo sedentário.

A avaliação física e comportamental de cada um dos adeptos vai ser avaliada no início e no fim do projeto, mas também numa fase posterior, a fim de ser percebida a implementação do mesmo.

O projeto arranca hoje, com a formação prática e pedagógica de técnicos dos três ‘grandes’ pela FMH, no Estádio Nacional, em Oeiras, estando previsto o início de outro grupo de em setembro de 2016, para o qual as vagas já estão também preenchidas.