O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) enalteceu hoje a necessidade de evidenciar "o que há de melhor no futebol", referindo-se ao dérbi Benfica-Sporting, do próximo dia 25 de outubro.

O dirigente salientou, durante a cerimónia de apresentação do plano da LPFP para o quadriénio de 2015-2019, a união presente entre os clubes e a instituição em prol do futebol.

"Temos que valorizar as coisas boas do futebol e o encontro entre o Sporting e o Benfica vai ser alto absolutamente fantástico", referiu o dirigente, demarcando-se da polémica que envolve os presidentes dos dois clubes e que levou Bruno de Carvalho a acusar o Benfica de tentar coagir os árbitros, oferecendo 'vouchers' de refeição.

Pedro Proença referiu: "Temos que reduzir essa situação à importância que merece. E que é nenhuma. A Liga Portugal gere o futebol profissional e é isso que me move. É necessário deixar para as entidades competentes esse tipo de matérias."

A polémica levantada por Bruno de Carvalho sobre os 'packs' supostamente oferecidos pelo Benfica às equipas de arbitragem não é, no entanto, comentada por Pedro Proença.

"Prendas? As únicas boas memórias que guardo são a final da Liga dos Campeões que dirigi. Tenho 500 camisolas guardadas ao longo da carreira e isso é que faz parte do futebol", explicou.

Em relação ao plano da LPFP para os próximos quatro anos, Pedro Proença foi direto e conciso: "A Liga teve a capacidade de se regenerar. À mesa da direção estão oito clubes, cinco da I Liga e três da II Liga. Conseguem todos falar da sustentabilidade do negócio. O nosso futebol é paixão e talento. Todos estamos unidos em redor deste negócio."