O ex-futebolista Carlos Xavier, médio do Sporting na década de 80 e 90, considera, face à qualidade do plantel e do treinador Jorge Jesus, que o dérbi de domingo (17 horas), na Luz, é uma oportunidade para os leões.

"As alturas não se escolhem. É sempre bom disputar estes jogos. Penso que, no momento em que está e com o plantel e o treinador que tem, é a altura certa para o Sporting matar o borrego. Já não vence há muito tempo (na Luz)", disse à Lusa o antigo 'capitão' dos 'leões'.

O Sporting, que defronta o Benfica no domingo, em jogo da oitava jornada da I Liga, não vence no Estádio da Luz há nove anos, desde 28 de janeiro de 2006.

Na ocasião, os 'leões' bateram as águias por 3-1, em jogo da 20.ª jornada da época 2005/06, num jogo em que Sá Pinto (64 minutos, de grande penalidade) e Liedson (73 e 82) marcaram para o Sporting, depois de Simão Sabrosa inaugurar o marcador para o Benfica (27, de penálti).

Depois disso, realizaram-se 11 jogos entre as duas equipas na Luz, com oito vitórias do Benfica, uma das quais na Taça de Portugal, após prolongamento (4-3), e três empates, o último dos quais na passada temporada (1-1).

Num ano de transição, em que Jorge Jesus trocou o Benfica pelo Sporting, Carlos Xavier considera que os 'encarnados' estão bem orientados (por Rui Vitória), mas que o Sporting "tem que aproveitar esta altura".

Uma derrota pode deixar o Benfica a oito pontos do rival (com um jogo em atraso, no reduto do União da Madeira), algo que o antigo médio considera já ser razoável, mas não fulcral nas decisões da I Liga.

"Já é uma diferença razoável, mas não preponderante até ao final do campeonato. Sabemos que quem está na frente tem mais moral e confiança. Se (o Benfica) perder, as coisas complicam-se mais", frisou.