O Sporting desloca-se domingo ao Estádio do Luz ainda imbatível na I Liga de futebol e vai defrontar o Benfica praticamente na máxima força, com Bryan Ruiz a ser a única dúvida na formação de Jorge Jesus.

O treinador dos ‘leões, que vai pela primeira vez regressar à Luz, aquela que foi a sua ‘casa' nas últimas seis temporadas, ainda não sabe se o médio costa-riquenho estará fisicamente disponível para defrontar o eterno rival, numa equipa que tem todas as razões para chegar ao dérbi nas melhores condições.

Antes do confronto com os ‘encarnados', o Sporting teve o ‘luxo' de poder descansar todos os seus habituais titulares, primeiro frente ao Vilafranquense (4-0), em jogo da Taça da Portugal, e depois com o Skënderbeu (5-1), para a Liga Europa.

William Carvalho ainda cumpriu alguns minutos nos dois jogos, enquanto Rui Patrício foi titular e Slimani entrou na segunda parte no jogo frente aos campeões albaneses.

De resto, jogadores ‘chave' como Jefferson, Adrien, João Mário e Teo Gutiérrez tiveram direito a descanso absoluto e vão defrontar o Benfica, à partida, nas melhores condições, num encontro em que o Sporting procura a primeira vitória no Estádio da Luz desde 2006, na altura por 3-1.

Perante os bicampeões nacionais, o Sporting tem igualmente o objetivo de se manter no topo da classificação da I Liga e continuar sem somar qualquer derrota na prova, numa altura em que estão decorridas sete jornadas. Os ‘leões' têm cinco pontos de vantagem sobre o Benfica, embora os ‘encarnados' tenham menos um jogo.

O emblema de Alvalade, que segue na frente do campeonato em igualdade pontual com o FC Porto (os ‘dragões' têm vantagem na diferença de golos), leva um registo de cinco vitórias e duas empates e, na última ronda, protagonizou uma das melhores exibições da época com uma goleada sobre o Vitória de Guimarães, por 5-1, com ‘hat-trick' de Slimani.

Na cabeça dos jogadores ‘leoninos' (e Jesus deverá fazer questão que isso aconteça) estará a vitória alcançada sobre o Benfica na Supertaça, por 1-0, no arranque da temporada, com um golo a meias entre Teo e Carrillo, numa altura em que a relação entre o peruano e o Sporting ainda era pacífica.

O extremo estava a ser umas das principais do Sporting de Jesus, mas, depois de ter rejeitado renovar contrato com o clube, acabou por ‘cair' na alçada disciplinar do presidente Bruno de Carvalho.

Com Carrillo, é quase certo que o Sporting iria chegar à Luz mais forte, mas a ausência do peruano praticamente obriga Jesus apostar na juventude, de Gelson Martins, Carlos Mané ou até Matheus Pereira, que esteve em destaque aos marcar quatro golos nos últimos dois jogos.

O dérbi da oitava jornada da I Liga está agendado para domingo, às 17:00, e terá arbitragem de Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.