O antigo treinador do Benfica Toni considera que Jorge Jesus "conhece as regras do jogo" e está preparado para enfrentar domingo um ambiente hostil na Luz, onde foi glorificado durante seis anos.

"Será o regresso de Jorge Jesus a um sítio onde foi feliz durante seis anos (...) Ele sabe e conhece as regras do jogo. O ambiente vai ser hostil, mas ele vai estar mais do que preparado para ser vaiado onde também foi glorificado. No Benfica ama-se e odeia-se", disse Toni.

O antigo técnico 'encarnado' considera que o jogo vai servir para avaliar o comportamento dos dois treinadores, do ponto de vista tático, cerca de dois meses depois do primeiro dérbi da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, que o Sporting venceu por 1-0, no Algarve.

"O primeiro jogo da época foi um dérbi e o Jorge Jesus disse: 'Sei como eles vão jogar'. Agora, é ver o comportamento do ponto de vista tático dos dois treinadores, que 'nuances' podem existir", afirmou o técnico que atualmente orienta o Tractor, do Irão, à agência Lusa.

As relações tensas entre os dois clubes lisboetas levam Toni a considerar que o encontro, relativo à oitava jornada da I liga de futebol, vai decorrer num ambiente demasiado incendiado e apela à contenção verbal.

Toni considera essencial que "haja contenção verbal em relação a um dérbi que de si já está demasiado incendiado", porque, acrescenta: "A violência mora logo ali ao lado".

O técnico, que no comando do Benfica conquistou dois títulos nacionais, defende que o ambiente em torno do jogo deve permitir que "as claques possam viver o jogo e sentir que é apenas um jogo e nada mais do que isso".