O treinador do União da Madeira, Luís Norton de Matos, disse hoje estar consciente das dificuldades que vai encontrar na visita ao Belenenses, mas espera conquistar uma vitória moralizador na oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol.

"Não sofrendo golos nunca perdemos o jogo, mas todos eles têm uma história diferente e vamos à procura do nosso momento de ter um resultado fora de casa que nos dê animação e uma moralização que precisamos", disse.

O União da Madeira tem uma das melhores defesas do campeonato, com apenas quatro golos sofridos, a par de FC Porto, Benfica e Sporting de Braga, mas um dos piores ataques da prova, com apenas três golos.

"Há um processo de construção de equipa que não foi feita, infelizmente, desde o início. Houve jogadores que chegaram mais tarde, como o Fárias, o Bueno, o Chaby e o Danilo e não participaram na pré-época e isso traz consequências e por isso precisamos de jogos", referiu, Norton de Matos, assumindo que tem existido “alguma falta de eficácia", mas "que a qualquer momento a equipa irá dar uma resposta".

Norton de Matos disse que o triunfo do Belenenses em casa do Basileia (2-1), na Liga Europa, foi o corolário "da adaptação a um novo treinador e à construção de um modelo de jogo".

"Era previsível que o Belenenses, a qualquer momento, conseguisse dar uma resposta consentânea com o excelente plantel que tem”, disse Luís Norton de Matos, lembrando que no início da temporada afirmou que "existem três equipas para o título, o que é crónico" e " quatro a cinco equipas a jogar para a Europa e o Belenenses é uma delas, pelo plantel que tem e pelo seu historial".

O treinador dos insulares realçou ainda que o Belenenses tem no seu plantel, "no processo ofensivo, jogadores que qualquer treinador da I Liga gostaria de ter", como são os casos de Carlos Martins, Rúben Pinto, Miguel Rosa, Luís Leal e Kuca.

Norton de Matos recordou que o Belenenses tem "mais oito jogos oficiais que o União da Madeira e isso dá rotinas, entrosamento e ritmo de jogo e mesmo as derrotas que o Belenenses teve e foram pesadas, com o Benfica, o Porto e a Fiorentina, são derrotas que permitem construir em termos mais sólidos o futuro".

O facto de o Belenenses ter jogado na quinta-feira foi desvalorizado por Norton de Matos, por considerar que "o menor tempo de recuperação é um falso problema", pois diz preferir "o cansaço físico, com jogos em cima das pernas”.

“A frescura e o cansaço têm a ver, sobretudo, com o aspeto mental. Com vitórias não há cansaço físico", concluiu, recordando que " o Belenenses apresenta-se com um historial recente de três vitórias consecutivas, sendo uma equipa extremamente moralizada".

O União da Madeira, 14.º classificado com seis pontos, mas com menos um jogo, o que falta disputar com o Benfica, desloca-se na próxima segunda-feira ao Estádio da Restelo, para defrontar o Belenenses, 13.º, com sete pontos, numa partida agendada para as 20:00 e que será arbitrada por Tiago Antunes, da Associação de Futebol de Coimbra.