O treinador do Benfica afirmou hoje que o confronto com o Sporting, da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, não será decisivo para o título e frisou que este dérbi será diferente do da Supertaça.

Rui Vitória, que fazia a antevisão do jogo de domingo, marcado para o Estádio da Luz, começou por dizer que "passaram três meses" desde que o Benfica foi derrotado pelo Sporting, por 1-0, na Supertaça, salientando que, desde então, "houve mudanças".

"No último jogo oficial [com o Galatasaray] estavam cinco jogadores diferentes na equipa. São contextos completamente diferentes. Estamos preparados para ganhar. Temos de ser fortes, temos de jogar no ‘red line', tal como o Sporting, mas isso faz parte. Já disputámos vários jogos com mediatismo e demos resposta positiva", referiu, em conferência de imprensa.

Apesar dos cinco pontos de desvantagem para o rival, embora com menos um jogo disputado, o técnico rejeitou que este seja um dérbi decisivo, uma vez que "há muito campeonato pela frente".

"Já tinha dito que as equipas iriam perder pontos. Quem pensar que ganhando este jogo tem a vida resolvida, está muito enganado. Há muito campeonato pela frente e há que pensar que essas contas definitivas só serão feitas em maio", sublinhou.

Ainda assim, Rui Vitória assumiu as dificuldades inerentes a um jogo desta dimensão, no qual não há favoritos.

"Um Benfica-Sporting é sempre tremendamente difícil, mas aliciante para qualquer uma das equipas. Vamos encontrar um adversário difícil. É um dérbi, mas vamos jogar em nossa casa, perante os nossos adeptos. Espero que a equipa esteja à altura do desafio", disse.

Por outro lado, o treinador das ‘águias' considerou o Sporting "uma equipa de qualidade, organizada, com belíssimos jogadores, que é tradicionalmente difícil e que luta sempre pelo título de campeão".

Rui Vitória desvalorizou ainda as recentes polémicas entre os dois clubes, bem como as aparentes pressões sobre os árbitros portugueses.

"Amanhã [domingo], quando o árbitro apitar, quem pode resolver o jogo são os jogadores, eles é que são os protagonistas. Vivemos num contexto de trabalho muito difícil. Nós, o Sporting e a equipa de arbitragem preparámo-nos da melhor forma para este jogo. Não é isso que nos vai tornar mais ou menos passivos. O árbitro também tem qualidade para arbitrar estes jogos", concluiu.