Benfica e Sporting defrontam-se domingo, no dérbi da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, dois meses e meio depois de os ‘leões' terem batido as ‘águias' na Supertaça, com um golo do agora ‘proscrito' Carrillo.

A 09 de agosto, o jogo entre os rivais lisboetas não se afigurava igual a tantos outros, desde logo pela ‘bombástica' transferência do técnico Jorge Jesus para Alvalade, depois de seis anos na Luz, onde conquistou 10 troféus, entre os quais três campeonatos.

Nos dias que antecederam a partida do Estádio Algarve, Jesus apontou a ‘mira' ao antigo clube e ao novo treinador dos ‘encarnados', Rui Vitória, considerando que o Benfica partia como favorito à conquista do troféu, porque nada tinha mudado na equipa desde a sua saída, em junho.

“O Benfica não mudou nada, zero. Vou jogar contra uma equipa com ideias minhas. Eu cheguei ao Sporting e mudei tudo. O cérebro daquilo já não está lá, o treino não vai ser o mesmo, mas tudo aquilo continua”, disse nessa altura o técnico ‘leonino', em entrevista à RTP.

Apesar de ter Júlio César, Jardel, Samaris, Gaitán e Jonas à disposição, Rui Vitória não pôde contar com o ‘capitão' Luisão, lesionado, e não teve pejo em lançar o jovem lateral Nélson Semedo, proveniente da equipa B, ele que será uma das ausências no dérbi de domingo, depois de se ter lesionado ao serviço da seleção nacional.

Ola John seria outra das novidades apresentadas pelo técnico benfiquista, mas a aposta no extremo seria efémera, tendo em conta que, poucas semanas depois, o holandês foi cedido aos ingleses do Reading, até final da época.

Já o Sporting, revelou ter assimilado rapidamente os processos táticos de Jorge Jesus, que transportou para Alvalade as ideias que lhe eram conhecidas na Luz, a começar pela presença de dois avançados, Slimani e o reforço colombiano Téo Gutiérrez, apoiados pelos extremos Carrillo e Bryan Ruiz, este último também contratado no último defeso.

No campo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, graças a um golo do peruano (com desvio decisivo em Téo Gutiérrez), aos 53 minutos.

Desde então, Jorge Jesus pouco ou nada foi alterando no ‘onze' apresentado nesse encontro. As exceções mais relevantes prendem-se com o regresso de William Carvalho ao meio-campo, após três meses a recuperar de lesão, e o afastamento de Carrillo, que falhou os últimos seis jogos dos ‘verde e brancos', na sequência de divergências no processo de renovação.

Por seu lado, o Benfica deverá apresentar-se com muitas alterações relativamente à equipa que disputou a Supertaça, a começar pela defesa, em que apenas Jardel se mantém no mesmo posicionamento.

O ‘capitão’ Luisão será o outro defesa central, em substituição de Lisandro López e Sílvio cederá o lugar de defesa esquerdo a Eliseu, mas aparecerá na direita, face à ausência do lesionado Nélson Semedo.

No centro meio campo, será André Almeida, e não Fejsa, a acompanhar Samaris e, no lado direito do ataque, surgirá Gonçalo Guedes em vez de Ola John. Na frente, Mitroglou acompanhará Jonas, que na Supertaça teve Talisca nas costas.

Benfica e Sporting jogam no domingo, a partir das 17:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, numa partida que será dirigida pelo árbitro Carlos Xistra, de Castelo Branco.

- Ficha do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira:

Data: 09 de agosto de 2015.

Jogo no Estádio Algarve, em Faro.

Benfica - Sporting, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Carrillo, 53 minutos.

Equipas:

- Benfica: Júlio César, Nélson Semedo, Lisandro López, Jardel, Sílvio, Fejsa, Samaris (Mitroglou, 72), Ola John (Gonçalo Guedes, 81), Gaitán, Talisca (Pizzi, 57) e Jonas.

(Suplentes: Ederson, André Almeida, Eliseu, Pizzi, Gonçalo Guedes, Jonathan Rodríguez e Mitroglou).

Treinador: Rui Vitória.

- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien, João Mário, Carrillo (Gelson Martins, 90+3), Bryan Ruiz (Rúben Semedo, 85), Téo Gutiérrez (Carlos Mané, 70) e Slimani.

(Suplentes: Marcelo Boeck, Jonathan Silva, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo, Carlos Mané, Gelson Martins e Montero).

Treinador: Jorge Jesus.

Árbitro: Jorge Sousa (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Slimani (16), Sílvio (38), Fejsa (50), Adrien (56), João Pereira (58), Jonas (60), Carrillo (63) e Gaitán (76).

Assistência: Cerca de 28.000 espetadores.