Matar um borrego no futebol: Alcançar um objetivo muito desejado, que não acontece há vários anos.

Dada a explicação, podemos partir para a história do dérbi de ontem onde o Sporting matou vários borregos de uma vez só. Vamos por partes.

Ora o primeiro borrego desta manada diz respeito à última vez que os leões tinham vencido os encarnados por uma diferença de três de golos no seu estádio. É preciso recuar à época 1947/48 quando a equipa dos cinco violinos derrotou o rival por 4-1. Peyroteo, que não era de fazer bluff, garantiu um póker nesse jogo (35, 41, 58 e 69).

O segundo borrego prende-se com a última vez que o Sporting tinha ganho no terreno do adversário e para esta história é chamado Paulo Bento. A última vez que isso aconteceu foi no dia 28 de janeiro de 2006 quando Sá Pinto (64’) e Liedson (73’ e 82’) deram uma vitória aos leões na Luz por 3-1.

O terceiro e último borrego está ligado à liderança isolada do campeonato. Com a vitória na Luz e o empate do FC Porto com o SC Braga, os leões passaram a estar sozinhos na frente da competição com 20 pontos, algo que não acontecia desde 2013. Na altura o Sporting de Leonardo Jardim estava na frente do campeonato à 13.ª jornada com mais dois pontos do que o FC Porto.

A história do campeonato segue dentro de momentos com a nona jornada.