O presidente do Estoril-Praia, Alexandre Faria, explicou hoje que o seu grande objetivo é a criação da academia internacional do clube, com um modelo único de gestão desportiva na Europa não só virado para o futebol.

"O nosso modelo de formação não pretende replicar nenhum dos já existentes. Temos um misto de sucesso do Sporting, Benfica, de experiências do Brasil através da Traffic, de experiências do Ajax, do Barcelona, é um misto de sucesso de cada um, mas que nos permitirá também através das nossas ideias criar um modelo único, uma referência europeia", assumiu em declarações à agência Lusa.

Alexandre Faria, presidente do clube da ‘linha’ desde abril de 2014 e um dos administradores da SAD, sublinhou que a criação da academia é "um dos objetivos comuns das duas identidades", mas não esqueceu também as outras modalidades do clube.

"A academia passa por colocar as 14 modalidades do Estoril-Praia na mesma infraestrutura, de modo a ser uma academia de formação não só com campos de futebol, mas também com um pavilhão e um auditório que terá como objetivo formar dirigentes, árbitros, treinadores, atletas, aliando a prática desportiva às formações teóricas. É um modelo único de verdadeira gestão desportiva", enalteceu.

Contudo, o dirigente, que espera "começar brevemente a construção", faltando apenas "alguns parceiros estratégicos", olha para o projeto também como uma vertente turística.

"O concelho, pela sua vocação turística, já tem principais valências como o hipódromo, o autódromo, o aeródromo ou a marina, mas falta-lhe a valência do turismo desportivo. Todas as equipas que participaram connosco na Liga Europa ficaram deslumbradas com o concelho, queriam realizar estágios, mas faltavam condições para isso. Queremos assumir-nos como uma entidade com um papel importantíssimo no concelho", afirmou.

Relativamente à SAD do Estoril-Praia, gerida pela empresa brasileira Traffic, Alexandre Faria vai continuar a ser o representante do clube, assumindo inclusive um novo papel na sociedade agora dirigida pelo empresário brasileiro Frederico Pena.

"A grande tónica é que o Estoril-Praia tem sido uma combinação e fórmula de sucesso, de coabitação entre duas entidades que procuram o que as une e não o que as separa. A alteração é que como presidente do clube, em termos institucionais, possa representar todo o universo Estoril-Praia para que falemos sempre a uma só voz. Isto é algo inédito e só possível graças a relação de confiança e amizade com a SAD", reiterou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.