Os sócios da Académica aprovaram hoje, em Assembleia-Geral, as contas da Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) da época anterior, que apresentaram um resultado líquido negativo de quase 1,5 milhões de euros.

O relatório e contas da época 2014/2015 foi aprovado com 126 votos favoráveis, 80 contra e 25 abstenções, numa das mais concorridas reuniões realizadas nos últimos anos.

Com o resultado negativo de 1,45 milhões de euros, o passivo da 'briosa' aumentou para 5,8 milhões, de acordo com os documentos aprovados.

Para o vice-presidente da direção Salvador Manuel Arnaut, responsável pelo pelouro financeiro, o 'fraco' resultado deveu-se à falta de receitas extraordinárias resultante da não venda de direitos económicos desportivos, à quebra contratual de um patrocinador e às fracas bilheteiras dos jogos da I Liga de futebol com Benfica e FC Porto.

Os sócios opositores responsabilizaram a direção liderada por José Eduardo Simões, que tem sobre si um requerimento para a realização de uma Assembleia-Geral Extraordinária de destituição, de atirar o clube para uma situação de insolvência técnica pelo segundo ano consecutivo e de manter dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social no montante superior a um milhão de euros.

"Os sócios não quiseram chumbar as contas, pois terão tido algum receio das implicações imediatas que uma reprovação poderia ter até do ponto de vista desportivo", disse Nuno Oliveira, candidato derrotado nas últimas eleições, que acusou a atual direção de falta de rumo e ausência de política desportiva.

A Assembleia-Geral da Académica aprovou ainda, por larga maioria, autorizar a direção da SDUQ a apresentar como garantia o Pavilhão Jorge Anjinho em processos de dívidas à Autoridade Tributária e Segurança Social.

O imóvel, avaliado em 4,9 milhões de euros, vai servir de hipoteca a uma dívida de 1,28 milhões àqueles dois organismos, a pagar em 120 prestações mensais iguais, embora seis das quais já estejam liquidadas.

Esta decisão foi sufragada com o voto favorável de 137 sócios, tendo-se registado 24 contra e 60 abstenções.