Depois do dérbi e da vitória clara (3-0) conquistada no Estádio da Luz, mais de 40 mil pessoas vieram até Alvalade entusiasmadas com este Sporting para ver o que faria hoje diante do Estoril. O treinador Jorge Jesus fez uso do seu melhor onze, alterando duas peças por castigo de Adrien e por lesão de Naldo.

Porém, o leão da primeira parte não teve o mesmo fulgor de outras partidas ante um Estoril com uma defesa subida e muito pressionante nos primeiros minutos. O Sporting mostrou algumas dificuldades na sua construção de jogo por fazer tudo muito devagar, e acabou até por ser surpreendido pelo adversário.

Nos primeiros 45 minutos as melhores oportunidades pertenceram aos estorilistas com Chaparro (8') e Bruno César (18') a fazerem com que Rui Patrício tivesse de sujar a camisola em duas ocasiões.

Do lado leonino, Slimani tentou resolver o jogo à cabeçada, mas na primeira vez a bola saiu por cima, e na segunda foi ao lado. Pedia-se mais ao Sporting, nem tanto na posse de bola, que teve sempre mais do que o Estoril, mas na rapidez de processos para desequilibrar um adversário que foi até ao intervalo muito certinho.

O intervalo parece ter feito bem à equipa leonina que veio disposta a dar mais ao jogo. Aos 50 minutos, Teo Gutiérrez falhou um golo quase certo após cruzamento de João Pereira. E quando Jorge Jesus já pensava em substituir o colombiano pelo seu compatriota Montero, eis que Gutiérrez recebeu a bola dentro da área, embora o tenha feito em posição irregular, e ao desviá-la de Afonso Taira sofre falta. O árbitro apontou para a marca da grande penalidade e o colombiano agarrou na bola e fez o primeiro e único golo da partida (55').

O jogador acabou por sair pouco depois para a entrada de Montero que veio dar outra vivacidade ao ataque do Sporting. Com vários passes a rasgar e vindo buscar jogo atrás, o avançado acabou por conseguir criar algumas situações de desequilíbrio para o Estoril.

No melhor momento dos leões no jogo, Jefferson (66') e Montero (76') dispuseram de duas oportunidades para aumentar a vantagem e matar o jogo, mas sem sucesso.

E com apenas um golo de vantagem no marcador, o Estoril acabou por forçar um pouco nos minutos finais o que fez a equipa da casa retrair-se e sofrer nos minutos finais. Bruno César (88') ainda assustou quando rematou de fora da área com perigo, mas a bola saiu ligeiramente por cima da baliza de Rui Patrício.

Um líder do campeonato também se faz destes jogos em que o grau de dificuldade aumenta com o passar dos minutos, e a paciência tem de crescer na mesma proporção até se encontrar o tal caminho para o golo.

Foi um Sporting quanto baste para somar três pontos, e aumentar para cinco a vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto, que viu o seu jogo com o União da Madeira desta jornada a ser adiado. O Estoril mantém os 13 pontos e, por agora, o oitavo lugar.