A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) decidiu na passada segunda-feira marcar uma posição lançando um comunicado contra o clima de suspeição que tem sido criado em torno dos árbitros de futebol, e prometendo tomar medidas caso este clima se adense.

Porém, em declarações ao SAPO Desporto, o presidente da APAF, José Fontelas Gomes, nega que esteja nesta altura em cima da mesa a possibilidade dos árbitros boicotarem jogos.

“Não existe qualquer intenção de tomar uma medida dessas nesse momento, nem sequer nos passou pela cabeça nesta fase. Apelamos é ao bom senso, que respeitem a arbitragem e o futebol”, afirmou.

O dirigente diz a que tomada de posição do órgão a que preside ficou a dever-se ao “crescente número de notícias em relação à arbitragem aos acontecimentos no dia a dia dos árbitros”.

José Fontelas Gomes confessa que há árbitros que já não podem jantar fora com a sua família sem serem constantemente abordados.

“As pessoas tem que poder sair livremente à rua e sair com as suas famílias como qualquer cidadão”, acrescenta.

Sobre os processos levantados pelo Conselho de Arbitragem da FPF ao presidente do Sporting Bruno de Carvalho e ao treinador leonino Jorge Jesus por recentes declarações durante e após o encontro entre Sporting e Estoril, o dirigente prefere não comentar, mas sempre vai dizendo que “quem profere declarações que possam pôr em causa a honestidade dos árbitros tem que o provar com factos concretos”.

Caso este clima se mantenha, o presidente da APAF assume que a entidade vai ponderar sobre as próximas medidas a tomar.