O presidente da Académica, José Eduardo Simões, disse hoje que colocou a hipótese de antecipação de eleições como forma de não se andar a auto-flagelar o clube, face à atuação de um grupo sócios contestatários.

"A Académica precisava de tranquilidade e o clube não tinha nenhuma razão para viver o clima por que estava a passar, nomeadamente com um requerimento para uma Assembleia Geral Extraordinária de destituição da direção", disse o dirigente, em conferência de imprensa.

O grupo de sócios contestatários à gestão do clube anunciou na terça-feira que desistiu da intenção de destituir a direção devido à antecipação do ato eleitoral para maio do próximo ano.

O líder da 'briosa' elogiou o comportamento do presidente da mesa da Assembleia Geral neste processo e criticou o comportamento de um grupo de sócios que atua "à falsa fé e que foge ao primeiro embate".

"O que mudou para que fosse entregue um requerimento para que a assembleia extraordinária não se realizasse? Uma coisa muito simples: além da vontade de toda a mesa da Assembleia Geral para que a reunião não se realizasse, houve, principalmente, o cartão vermelho que os sócios deram, a 29 de outubro, às pessoas que promoviam uma Académica de quanto pior melhor", sublinhou.

Nessa reunião, os sócios da Académica aprovaram as contas da SDUQ da época anterior, que apresentaram um resultado líquido negativo de quase 1,5 milhões de euros.

O relatório e contas da época 2014/2015 foi aprovado com 126 votos favoráveis, 80 contra e 25 abstenções, numa das mais concorridas reuniões realizadas nos últimos anos.

"Nessa assembleia, os sócios exprimiram uma vontade maioritária muito diferente e deram aval às contas, chumbando esse tipo de golpismo de um conjunto de sócios", frisou José Eduardo Simões.

O presidente da 'briosa' garantiu que a direção vai continuar a trabalhar, escusando-se a responder se vai ou não apresentar um pedido formal de antecipação das eleições para maio do próximo ano, como chegou a anunciar em Guimarães, no final do jogo entre o Vitória e Académica.

"O mais importante neste momento é levar a Académica para porto tranquilo na I Liga", sublinhou.