O Sporting, líder da I Liga de futebol, tem hoje a tarefa mais difícil dos três ‘grandes’ na 10.ª jornada, em Arouca, acentuada pela pesada derrota sofrida quinta-feira para a Liga Europa, com o Skenderbeu.

Os leões perderam por 3-0 frente a uma equipa da ‘quarta divisão’ europeia e nem o facto de Jorge Jesus ter optado por uma equipa menos rodada – só utilizou de início dois habituais titulares, Rui Patrício e Adrien – torna a equipa imune aos efeitos nefastos de uma derrota pesada e desprestigiante.

Neste contexto, dar uma resposta cabal em campo frente ao Arouca torna-se importante para afastar as ‘ondas de choque’ da derrota na Albânia e conservar a vantagem sobre os seus principais rivais, que têm, à partida, tarefas menos complicadas.

O FC Porto, a cinco pontos, com menos um jogo, recebe o Vitória de Setúbal, depois de um triunfo categórico a meio da semana em Telavive, frente ao Maccabi, por 3-1, para a Liga dos Campeões, com uma exibição e um resultado que deram indicações do bom momento que atravessa.

No entanto, o treinador portista não facilita e já avisou para a eficácia ofensiva do Vitória de Setúbal, cujo ataque marcou em 10 jogos tantos golos (16) quantos os do FC Porto, além da propensão da equipa sadina para obter bons resultados fora, como comprova o facto de somar duas vitórias, um empate e uma derrota em quatro jogos na condição de forasteiro.

O triunfo (2-1) do Benfica na terça-feira frente ao Galatasaray, na Luz, para a Liga dos Campeões, que coloca a equipa praticamente com um ‘pé’ nos oitavos de final, reforçou a força anímica e a confiança dos seus jogadores para a receção ao Boavista.

A equipa do Bessa é sempre um adversário incómodo pelo seu espírito combativo, à imagem do que foi o seu treinador, Petit, enquanto jogador, além de que se espera uma estratégia assente num bloco baixo defensivo que roubará espaços ao ataque do Benfica e que criará problemas se o primeiro golo demorar a surgir.

De destacar ainda a deslocação do Rio Ave, terceiro colocado, à Madeira, para defrontar o Marítimo, enquanto o lanterna-vermelha Moreirense tenta, pela 10.ª vez, chegar ao primeiro triunfo, na receção ao Paços de Ferreira.

Programa e resultados da 10.ª jornada:

- Sexta-feira, 06 nov:

Estoril-Praia – Académica, 1-1.

- Sábado, 07 nov:

Vitória de Guimarães – Nacional, 0-1.

- Domingo, 08 nov:

Benfica – Boavista, 16:00 (BTV).

Marítimo – Rio Ave, 16:00.

Moreirense – Paços de Ferreira, 16:00.

FC Porto – Vitória de Setúbal, 18:15 (SportTV).

Arouca – Sporting, 20:30 (SportTV).

- Segunda-feira, 09 nov:

Belenenses – Tondela, 19:00 (SportTV).

União da Madeira – Sporting de Braga, 21:00 (SportTV).