Os Dragões tiveram dificuldade para passar a muralha do Vitória de Setúbal e inaugurar o marcador. A equipa da casa demorou 70 minutos para fazer o seu primeiro golo. Quim Machado tinha avisado que não vinha ao Dragão apenas para defender… e não o fez. É claro que o Vitória de Setúbal está consciente da diferença que existem entre as duas equipas e por isso resguardou-se mais na defesa, controlando o meio campo, mas portou-se e desenvolveu-se com alguma agilidade na frente do ataque.

Nota muito positiva para dois jogadores dos sadinos: Ruben Semedo, que está emprestado pelo Sporting, mostrou-se irrepreensível na defesa e na construção do contra-ataque e ainda o guarda-redes alemão Lukas Raeder, sólido como uma rocha.

Aliás, foi por causa de Raeder que o FC Porto não foi para o intervalo com uma vantagem confortável. Aboubakar enviou à trave, Danilo Pereira cabeceou por cima, Tello rematou forte, novamente Aboubakar, mais uma vez por parte do avançado camaronês e Marcano foi o autor da última oportunidade da primeira parte, dominada pelos azuis e brancos.

Ao intervalo, Julen Lopetegui fez sair Rúben Neves e entrou André André, e mais adiante entraram Osvaldo (saiu Evandro) e Imbula (saiu o regressado Brahimi).

No início do segundo tempo, o FC Porto voltou inconformado e ofereceu aos adeptos mais uma festival de golos falhados. Aboubakar destacava-se pelo número de vezes que não acertava na baliza. Mas, aos 70 minutos, a sorte do camaronês mudou. Miguel Layún cruzou na esquerda para a área, onde surgiu o avançado camaronês, sem marcação, a cabecear sem hipóteses de defesa para Lukas Raeder.

Até ao golo inaugural da partida, os adeptos no Estádio do Dragão foram o motor da motivação e da ambição, tal como destacou, no final da partida, o treinador Julen Lopetegui, que aproveitou para dizer que esta é a postura correta para o FC Porto voltar a ser campeão.

Nota de destaque para o mexicano Layún, ele que é lateral e marcou, na quarta passada, um golo em Israel para a Liga dos Campeões e, ontem, marcou um de muita importância. O golo de Aboubakar serviu para apontar caminho para o triunfo, enquanto o de Layún veio sossegar os corações azuis e brancos.

Com este triunfo, os Dragões consolidam o segundo lugar, tendo agora 21 pontos, mais três do que o Benfica e a cinco do líder Sporting. Contudo, Águias e Dragões têm um jogo a menos, ambos contra o União da Madeira.