Benfica e Jorge Jesus vão mesmo a julgamento por causa do diferendo entre as partes no processo que levou o treinador de 61 anos a trocar a Luz por Alvalade.

Acusado de incumprimento do contrato, entre outras acusações, o técnico terá de responder no Tribunal de Barreiro a partir de junho de 2016, com o Benfica a exigir uma indemnização de 14 milhões de euros.

Com esta novela que se arrasta desde o verão e irá continuar dentro alguns meses, fique aqui a conhecer as principais figuras envolvidas neste processo.

Figuras do processo Benfica VS Jorge Jesus:

- Jorge Jesus – O treinador de 61 anos é a figura central do processo, ao ter trocado em junho de 2015 o Benfica pelo rival Sporting, numa passagem que continua a dar polémica. Depois de 10 títulos em seis anos na Luz, o técnico é acusado pelo seu anterior clube de incumprimento de contrato, contactos mantidos com um funcionário do Sporting ainda durante a vigência do anterior vínculo e apropriação de 'software' confidencial do clube. Por tudo isto, o Benfica pede 14 milhões de euros, quantificando a indemnização de forma simbólica com o suposto valor de um euro por cada um dos 14 milhões de adeptos do clube em todo o mundo.


- Rogério Alves – O conhecido advogado, de 53 anos, formado em Direito na Universidade Católica Portuguesa, foi o escolhido pelo treinador para o representar legalmente no processo. Antigo presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, da União dos Advogados de Língua Portuguesa, ex-Bastonário da Ordem dos Advogados e antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Rogério Alves é um dos mais conhecidos advogados da sociedade portuguesa, sendo uma voz muito presente na comunicação social, ‘defendendo’ inclusivamente os leões no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias.


- João Correia – O veterano advogado, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, irá representar o Benfica no processo contra o antigo treinador. Depois de já ter defendido os encarnados em 1993 nas polémicas saídas dos jogadores Paulo Sousa e Pacheco para o Sporting, o conhecido advogado, que já foi inclusivamente Secretário de Estado da Justiça no XVIII Governo Constitucional, está inscrito na Ordem dos Advogados desde 1976 e é especialista nas áreas de Laboral, Desporto, Administrativo, Direito Médico, Arbitragem e Contencioso.


- João Gabriel – O diretor de comunicação do Benfica, cargo que ocupa há já vários anos, é uma das vozes mais ativas no processo, tendo sido pela sua voz que se anunciou o processo do clube da Luz ao antigo treinador. Foi numa entrevista ao Expresso que revelou a vontade do Benfica em agir judicialmente contra Jesus, numa fase em que apenas se exigia 7,5 milhões de euros de indemnização. “Um contrato não deve ser encarado de forma leviana e com o chico-espertismo de quem acha que tudo lhe é permitido”, afirmou então Jesus.


- Paulo Gonçalves – O assessor jurídico da SAD do Benfica é uma das nove testemunhas arroladas pelo Benfica para o processo contra o antigo treinador. Habitualmente discreto em declarações públicas, o jurista foi visado por Jorge Jesus numa recente entrevista à GQ, que o acusou como um dos responsáveis por criar uma ‘cortina de fumo’ e de ter confundido o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, em todo este processo.


- Luís Miguel Henrique – É o advogado e amigo pessoal de Jorge Jesus, que tem acompanhado o treinador desde o início de toda esta ‘novela’ que levou o veterano técnico da Luz para Alvalade. Tem-se desdobrado em intervenções públicas nos últimos meses, para defender a honra do treinador e criticar o que diz ser a “fragilidade” dos argumentos invocados pelo Benfica para a ação judicial contra o ex-treinador.