O Sporting é o quarto clube com mais futebolistas da sua formação em 31 campeonatos europeus, num total de 53, tantos como os croatas do Dínamo Zagreb, segundo o relatório mensal do Observatório do Futebol do Centro de Estudos do Desporto (CIES).

Nesta hierarquia, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados nove jogadores no plantel dos ‘leões’ e 44 noutros clubes, o Sporting é apenas superado pelos sérvios do Partizan Belgrado (78), pelos holandeses do Ajax (75) e pelos espanhóis do FC Barcelona (62).

Também no ‘top-20’, o FC Porto, com 46 futebolistas, dois dos quais no seu plantel, ocupa o nono lugar, em igualdade com os holandeses do Feyenoord.

O Sporting surge também entre os dez primeiros emblemas numa hierarquização de jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália – considerados os cinco principais -, entre os sétimos classificados, num total de 12, tal como Metz e do Sochaux, que militam no segundo escalão gaulês.

Neste ‘ranking’, os ‘verde e brancos’, que ocupavam o quarto lugar em 2014, mantêm-se atrás de River Plate (Argentina), Ajax (Holanda) e Boca Juniors (Argentina), mas foram ultrapassados pelos secundários TSV Munique (Alemanha), Lens e Auxerre (França).

Na análise por campeonatos, os clubes da Liga portuguesa contam com 11,1% de jogadores provenientes da formação, que jogaram 9,1% dos minutos disputados até 01 de outubro, em ambos os casos abaixo da média europeia, com 19,7% e uma presença em campo de 16,3%.

De acordo com a mesma investigação, Arouca, Tondela e Boavista não têm qualquer jogador das respetivas formações nos plantéis principais.