Centenas de adeptos do Benfica saíram à rua em Bissau para acompanhar a comitiva da Luz, que hoje visitou o principal hospital do país e que durante a tarde vai inaugurar uma escolinha de futebol na capital guineense.

"O Benfica veio aqui tentar atenuar a dor destas crianças", disse à Lusa Nuno Gomes, ex-jogador e diretor-geral do Caixa Futebol Campus, centro de estágios dos ‘encarnados’, à saída da ala pediátrica Hospital Simão Mendes.

Apesar de ser o hospital de referência no país, a unidade tem graves carências de meios e recursos, agravada por um surto de malária, que tem deixado o bloco sobrelotado nas últimas semanas.

Hoje o dia foi diferente, sublinharam os médicos, com as crianças internadas a receber pequenas bolas de futebol e outros brindes do clube, distribuídos pelos jogadores da equipa B.

"É importante que o Benfica possa fazer cada vez mais ação social, dar o exemplo, para que, com isso, possa arrastar mais pessoas e que sejam cada vez mais solidárias com quem precisa de ajuda", acrescentou Nuno Gomes.

O antigo internacional português e Mantorras, outro antigo jogador do Benfica, hoje embaixador do clube, foram os mais solicitados para dar autógrafos e posar em fotografias com a população guineense, mesmo dentro do recinto hospitalar.

A comitiva foi liderada por Rui Gomes da Silva, vice-presidente do emblema campeão nacional português, que hoje vai ainda inaugurar, durante a tarde, a Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau.

De acordo com o dirigente, este é um modelo de formação para jovens "que já existe em Cabo Verde, em Espanha, na China".

"Aquilo que vamos fazer é repetir o modelo de outros países para que jovens, aqui, possam vir a ser atletas do Benfica", explicou o dirigente.

Depois da inauguração, haverá um jogo entre o Sport Bissau e Benfica, campeão nacional guineense, e o Benfica B.

A comitiva regressa a Portugal na sexta-feira.