O Tondela - FC Porto, relativo à 11ª jornada da Liga, será disputado no Estádio Municipal de Aveiro. A confirmação foi feita esta sexta-feira pelo clube tondelense em comunicado publicado no seu site. Sendo assim, o clube nortenho vai receber os "três grandes" fora de casa.

Depois de ter jogado com o Sporting e o Benfica em Aveiro, o Tondela queria que a receção ao FC Porto fosse no Estádio João Cardoso, algo que a Liga não aceitou. Esta medida do organizador dos campeonatos profissionais de futebol em Portugal foi duramente criticado pelo clube nortenho em comunicado.

Eis o comunicado do Tondela

No seguimento das obras de requalificação do Complexo Desportivo do Estádio João Cardoso, iniciadas no último mês de Julho, bem como a concretização do jogo da 11ª jornada da Liga NOS com o FC Porto, vem a CD Tondela – Futebol, SDUQ realizar o seguinte comunicado:

“Em Julho de 2015, logo que foram conhecidos os calendários das provas oficiais para a época desportiva 2015/2016, a CD Tondela – Futebol, SDUQ manifestou a intenção de que, havendo bom desenvolvimento das obras de requalificação do Estádio João Cardoso e que as condições de segurança e usabilidade estivessem asseguradas, o jogo da 11ª jornada da Liga NOS, frente ao FC Porto, já se realizasse em Tondela, ao contrário dos desafios com o Sporting CP e com o SL Benfica, da 1ª e 9ª jornadas respetivamente, jogos que, devido à prossecução das obras, não nos permitia receber condignamente e com as condições necessárias aqueles dois clubes, pela dimensão que os jogos representam.

Foi sempre intenção da CD Tondela – Futebol, SDUQ que o jogo CD Tondela vs FC Porto se realizasse no Estádio João Cardoso; não pelo aspeto financeiro, porque ao fazê-lo estamos, inclusivamente, a ter prejuízo uma vez que não estaríamos a ter uma receita superior; não pelo aspeto desportivo, porque jogar contra o FC Porto em Tondela, em Aveiro ou em Faro é sempre defrontar um ‘grande’ do futebol nacional e um candidato ao título com orçamento/qualidade incomensuravelmente superior; mas sim porque foi desde sempre uma promessa que o CD Tondela fez aos seus adeptos e associados uma vez que esta poderia ser, como é, a única oportunidade de, no nosso histórico ano de estreia na Liga NOS, permitir à cidade e região de Tondela receber um jogo grande com um dos três maiores clubes do País. É por demais legítima esta pretensão e acreditamos, além disso, ser mais que justa.

No decurso dos últimos meses foi sempre nossa preocupação, bem como da Câmara Municipal de Tondela e da conceituada empresa de obras públicas Floponor, responsável pela obra, zelar para que as obras de requalificação do Estádio João Cardoso decorressem com a naturalidade e brevidade possíveis por forma a viabilizarem a realização do jogo supra referido. A empresa Floponor elaborou, de resto, um documento escrito, comprometendo-se em que o Estádio teria, à data do jogo, as condições de segurança e usabilidade exigidas pelos Regulamentos Oficiais da Liga Portugal. Esta premissa foi, acrescenta-se, uma exigência da própria Liga Portugal para que o Estádio pudesse ser aprovado para a realização do jogo.

Ao dia 13 de Novembro de 2015, a quinze (15) dias da realização do jogo, e com a intervenção no Estádio João Cardoso, eis que a Liga Portugal entendeu, ao contrário do que se perspetivava, não confiar na idoneidade da empresa responsável pela obra, não confiar na Câmara Municipal de Tondela e, em última instância, não confiar também no CD Tondela, clube com o qual sempre teve a melhor relação de confiança. Ao fazê-lo, não respeitou o esforço desenvolvido por todas as partes para que as exigências que ao longo dos últimos meses nos foram sendo apresentadas fossem preenchidas, deixando quer a empresa Floponor, quer a Câmara Municipal de Tondela, quer a CD Tondela – Futebol, SDUQ perfeitamente desoladas com este desfecho consubstanciado na rejeição pela Liga Portugal para que o jogo CD Tondela vs FC Porto se realize no Estádio João Cardoso.

O CD Tondela nada mais tem do que lamentar profundamente que se veja assim impossibilitado de corresponder a um dos anseios dos seus adeptos, associados e tondelenses em geral, proporcionando aquela que seria a única oportunidade de, neste ano de estreia na Liga NOS, receber em Tondela um dos denominados ‘três grandes’.

Assim, cumprindo um desígnio que não é nosso, o jogo da 11ª jornada da Liga NOS: CD Tondela vs FC Porto, realizar-se-á no Estádio Municipal de Aveiro às 20h45 do próximo dia 28 de Novembro de 2015.

Perante este desfecho, que desrespeita o esforço da empresa Floponor, da CM Tondela e do CD Tondela mas, e mais importante que tudo, que desrespeita os tondelenses e a legitimidade em receberem o FC Porto em sua casa, com as mais que garantidas condições de segurança e usabilidade como, aliás, manifestámos na acta de vistoria ao Estádio, resta-nos apelar aos nossos adeptos e associados que correspondam massivamente no apoio à equipa no próximo dia 28 e que demonstrem que, em Tondela ou em Aveiro, o CD Tondela será sempre apoiado, conforme tem sido apanágio da nossa massa associativa.