O diário Record desta sexta-feira dá conta da indignação e revolta por parte do Sporting por causa do rumo que a investigação ao caso dos 'kits' do Benfica está a levar.

De acordo com 'informações recolhidas' pelo referido jornal, junto do emblema de Alvalade, os 'leões' estão indignados porque consideram que o processo instaurado pela Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, sobre o caso de oferta de 'kits' por parte do Benfica a árbitros no final dos jogos, vai ser arquivado devido a várias 'manobras de bastidores' promovidas pelo emblema da Luz.

Essa 'certeza', escreve o referido jornal, terá ganho força após a inquirição a Bruno de Carvalho, na terça-feira passada, que foi ouvido a propósito da denúncia que fez no passado dia 5 de outubro no programa da TVI24 'Prolongamento'.

Na perspectiva dos 'leões' existe, "um argumentário preparado de forma a desvalorizar e a branquear" todo o caso, escreve ainda o diário Record sem citar fonte.

A convicção da direção leonina de que há efectivamente um 'argumentário preparado' saiu reforçada após a inquirição a Bruno de Carvalho, no Porto, onde foi dito que a oferta de presentes por parte dos clubes é uma pratica corrente extensível a todos os árbitros, e que os 'vouchers' apenas são entregues no final do jogo e que os regulamentos são omissos em relação ao valor dessas ofertas.

Segundo as informações recolhidas pelo referido jornal desportivo junto de uma fonte do Sporting, os árbitros só passaram a mencionar as referidas ofertas depois do presidente leonino ter falado sobre o tema.

Para o Sporting, estas referências indiciam uma propensão de quem está a conduzir as averiguações para o arquivamento do processo.

A indignação leonina é ainda justificada pelas 'manobras concertadas' que envolvem também a APAF, pois o Sporting considera que o inquérito promovido pela associação de árbitros sobre a questão foi uma "farsa" e que o silêncio do Benfica sobre o tema é uma estratégia para 'ganhar tempo' de maneira a que 'todas as partes envolvidas uniformizarem as respostas que tinham de ser dadas após a divulgação desta polémica.

Os 'leões' acusam ainda o inquérito promovido pela APAF de apresentar 'respostas-modelo' de forma a condicionar os árbitros e evitar o uso de termos como 'voucher', 'refeição', almoço' ou 'jantar'.

Ainda de acordo com as informações 'recolhidas' pelo referido jornal desportivo, o Sporting entende que a oferta de 'vouchers' de refeições a árbitros por parte do Benfica tem como único propósito obter uma atuação parcial e que por isso só poderia haver uma decisão possível: a descida de divisão.

O Sporting considera ainda que o possível arquivamento deste processo assenta em pressupostos sem argumentos sólidos e que caem pela base.