A alteração aos estatutos do Sporting de Braga foi hoje aprovada em assembleia-geral (AG), mas o ponto sobre os grupos organizados de adeptos, as claques, não chegou sequer a ser votado dada a polémica que originou.

Aquele que seria o novo artigo 29.º dos estatutos do clube minhoto, sobre a regulamentação e o apoio aos grupos organizados de adeptos (GOA) afetos ao clube, foi retirado devido à forte oposição demonstrada por elementos das próprias claques presentes no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, onde decorreu a reunião magna, revelou à agência Lusa um sócio que participou na AG, uma vez que não foi permitida a presença de comunicação social.

A proposta previa que os apoios concedidos pelo Sporting de Braga aos GOA dependessem da prévia assinatura por parte dos representantes legais daqueles grupos de uma declaração de honra em que se obrigariam "a respeitar escrupulosamente a lei e os presentes estatutos, bem como a absterem-se de praticar quaisquer atos que pusessem em causa a imagem e o bom nome do Sporting de Braga".

O clube reservava-se ainda o direito de e suspender ou cancelar os apoios concedidos sempre que houvesse fundadas suspeitas do incumprimento das obrigações legais a que os GOA estão adstritos ou indícios fortes da prática dos crimes previstos na lei que estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.

De resto, os associados do Sporting de Braga votaram favoravelmente os três pontos que constavam da ordem de trabalhos.

O relatório e contas relativo ao exercício 2014/15 foi aprovado por unanimidade, tal como o com o orçamento geral para a época 2015/16.

Por último, as propostas de alteração aos estatutos do Sporting de Braga foram aprovadas por expressiva maioria, registando-se duas abstenções e a oposição de quatro associados (total de 35 votos contra).

Uma das principais alterações votadas tem que ver com a duração dos mandatos das direções, passando agora a ser de quatro anos (e não de três).

Segunda-feira terá lugar a AG da SAD para votação do relatório e contas da época passada e do orçamento para a presente temporada.