Octávio Machado comentou o facto de Rui Costa ter vindo a público defender a equipa do Benfica e lançar uma farpa contra as arbitragens. O dirigente diz que percebe o trabalho do administrador da SAD, no entanto, garante que está sozinho na luta.

"Esta intervenção merece uma resposta forte. Isto tem um objetivo: condicionar as arbitragens dos próximos jogos do Sporting. Aí estou de acordo – muito de acordo - com Rui Costa, que veio dar o peito às balas – e muito bem. Se repararem, quando as coisas não correm bem no Benfica, o único que dá o peito às balas é Rui Costa. Respeito-o, admiro-o e sei a dificuldade da sua função neste momento. Viu-se obrigado a vir defender. Nada contra, trata-se de alguém do futebol. Há demasiada gente a falar de futebol, gente que não é do futebol. Se calhar, Rui Costa olhou para o lado e viu isso. Que o coro angelical de São Gabriel continua a fazer um ruído tremendo, tentando fazer crer coisas nas quais nem os próprios benfiquistas acreditam. João Gabriel? Nunca o vi dentro do campo, nem o tenho como um ator principal. Não sei qual é a dor dele. Trata-se de alguém indiferente. Nem sei quem é. Rui Costa conheço! É um grande senhor. Por isso elogiei-o, porque aparece nestas alturas complicadas para salvar a pele de outros que têm andados escondidos, que atiram as pedras e escondem a mão", afirmou.

Sobre as críticas das "águias" à arbitragem, o diretor do clube de Alvalade diz que a estratégia passa por condicionar as arbitragens para os próximos jogos.

"Considerar que o melhor árbitro português tinha congeminado a expulsão do guarda-redes suplente porque o titular estava lesionado... Isto só de mentes doentias, é muito desagradável e põe em causa a credibilidade das pessoas, neste caso, dos árbitros. A estratégia é esta e visa condicionar as arbitragens nos próximos jogos. Espero e desejo que todos nós consigamos manter a serenidade suficiente, mas estando atentos para que não possamos ser comidos de cebolada nem sermos passarinhos".

A finalizar, Octávio Machado referiu situações em que o Benfica saiu beneficiado.

"Querer fazer passar a imagem de que é muito difícil marcar penáltis contra o Sporting, só na mente de alguém que esteja doente. Por uma razão muito simples: contra o Sporting, já marcaram penáltis; contra o Benfica, não! Não existiram? Claro que existiram. Todos nos lembramos da 1.ª jornada, contra o Estoril na Luz, do Luisão sobre o avançado do Estoril, que é penálti e expulsão; contra o P. Ferreira, Mitroglou corta a bola com a mão na barreira, penálti e ninguém viu… Depois, no Dragão, penálti sobre Aboubakar, que toda a gente viu", finalizou.