Os direitos televisivos dos jogos de Benfica, FC Porto e Sporting estão a ser disputados pelas principais empresas de cabo, que prometem oferecer milhões de euros aos principais clubes portugueses para assegurar a exclusividade da transmissão dos respetivos jogos.

Segundo escreve esta quarta-feira o diário Correio da Manhã, as operadoras MEO, NOS e Vodafone já entraram em contacto com os três grandes para assegurar os direitos de transmissão dos seus jogos na liga portuguesa, sendo que nenhuma das operadoras ainda apresentou uma proposta formal.

De acordo com informações veiculadas pelo referido jornal, as recentes notícias que davam conta de uma proposta de 400 milhões de euros ao Benfica para a cedência dos direitos televisivos dos encarnados por uma década não têm fundamento, e que das três sondagens feitas junto do clube da Luz a 'mais estruturada' pertence à Altice, empresa francesa que é dona da PT.

Recorde-se que a empresa francesa adquiriu recentemente os direitos da Liga inglesa por 300 milhões de euros para as épocas 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019.

Ao contrário do Benfica, que explora diretamente, FC Porto e Sporting C. Portugal têm contrato até 2017/2018 com a PPTV, empresa de Joaquim Oliveira que explora os direitos de 'dragões' e 'leões'.

Para além das referidas operadoras, a Discovery, dona da Eurosport, também estará na corrida pelos direitos televisivos dos três grandes clubes de Portugal.

O Correio da Manhã escreve ainda que, caso o Benfica venha a aceitar a alegada proposta da NOS de 400 milhões de euros, a operadora deve garantir que FC Porto e Sporting C. Portugal façam um contrato, de, pelo menos, 80% do valor do das águias, ou seja, 320 milhões de euros.

Já esta quarta-feira, as ações da Benfica SAD valorizaram em bolsa cerca de 18% com os rumores do mega-negócio dos direitos televisivos.