O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) insurgiu-se contra o que considera ser um "ataque à honra e dignidade" de Tonel, jogador que fez o penálti que deu a vitória ao Sporting sobre o Belenenses. O SJPF garante total apoio ao defesa central.

Eis o comunicado na íntegra:

"O jogador do Belenenses SAD e associado do SJPF, Tonel, foi alvo, nos últimos dias, de um ataque à sua honra e dignidade enquanto jogador profissional de futebol.

O SJPF vem por este meio repudiar todas as opiniões que, de uma forma mais ou menos concertada, vieram a público e que visaram tão somente manchar a imagem e o carácter de um jogador a quem o futebol nacional deve estar grato. Tratam-se de afirmações indecentes, inqualificáveis e reveladoras do carácter de quem as proferiu.

Foi colocado em causa o profissionalismo na defesa do clube que representa e, mais grave, tentou-se, na praça pública, denegrir uma carreira que ao longo de mais de duas décadas ao serviço do futebol nacional e internacional sempre foi pautada pela correcção, fair-play e respeito pela profissão que decidiu abraçar. É, pois, um exemplo para a classe dos futebolistas.

O SJPF sente, por isso, obrigação moral e cívica de defender um jogador que tem presente todos os valores intrínsecos à prática desportiva. Tonel é, como sempre foi, ao longo da sua brilhante carreira, um jogador exemplar na entrega ao jogo. Na forma limpa como interage com os seus companheiros e adversários de circunstância. No profissionalismo como aborda cada lance, cada jogada, cada decisão.

Nesse contexto, o SJPF está em total sintonia com o jogador, apoiando-o nas acções que entender tomar de imediato ou vierem a ser tomadas na defesa do seu bom nome, e acima de tudo, do seu profissionalismo."