O treinador do Paços de Ferreira disse hoje encarar o jogo com FC Porto como uma oportunidade de somar pontos, reconhecendo que, se as estatísticas jogassem, mais valia faltar à 12.ª jornada da I Liga de futebol.

"Por curiosidade, estive a estudar o histórico entre as duas equipas e, nos últimos 17 jogos no Dragão, o FC Porto tem 14 vitórias e três empates. Esta época, em casa, leva seis vitórias e um empate, com o Sporting de Braga, tem 12 golos marcados e nenhum sofrido. As estatísticas, como digo, não jogam, nem pesa, porque, se pesassem, fazer falta de comparência era a melhor opção", disse Jorge Simão.

Na conferência de antevisão ao jogo de sábado, o técnico pacense recusou baixar os braços face a "um jogo com outro tipo de dificuldade" e no qual "ninguém esperará o mesmo número de oportunidades de golo para cada equipa", assegurando, por outro lado, que encara a visita ao Dragão como "uma oportunidade".

"É um jogo do nosso campeonato, apesar de o adversário ser superior, em casa de uma das principais equipas, mas podemos somar pontos à nossa luta e este [jogo] deve ser encarado como uma oportunidade, para mim e para muitos dos meus jogadores", sublinhou.

Jorge Simão faz depender o sucesso da estratégia pacense do "rigor na organização defensiva e ofensiva", juntando aos argumentos "paixão e compromisso destes jogadores enquanto equipa".

"Confesso que tenho muitas dúvidas em relação ao ‘onze' que vou encontrar, mas preparamos algumas ‘nuances' e há sempre um padrão de comportamento", acrescentou, torcendo para que o FC Porto "não esteja num dia famoso".

Simão confessou que "bem gostaria que pensassem mais no Chelsea [na quarta-feira, em Londres, decisivo para a continuidade da equipa na Liga dos Campeões]", mas, mais a sério, recusou a ideia de um FC Porto de baixa intensidade.

E, nesse sentido, reafirmou a vontade que o Paços tem de "aproveitar alguns contextos do jogo" de sábado e a obrigatoriedade de "os jogadores nunca se desintegrarem", para lograr sair com pontos do Estádio do Dragão.

O Paços de Ferreira, no sexto lugar, com 17 pontos, defronta o segundo FC Porto, com 27, no Estádio do Dragão, no sábado, às 18:30, num jogo que terá arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco.