O FC Porto recebeu e derrotou este sábado o Paços de Ferreira, por 2-1, em partida referente à 12ª jornada da Primeira Liga. O Paços ainda abriu o marcador, por Bruno Moreira, mas Corona e Layún (este último de penálti) consumaram a reviravolta 'azul-e-branca'. O FC Porto é líder provisório da Liga e obriga o Sporting a vencer na Madeira para voltar à liderança isolada.

Em comparação com o duelo com o União da Madeira, Lopetegui fez voltar Maicon, que esteve lesionado durante dois meses, Rúben Neves e Aboubakar. O camaronês voltou a estar muito perdulário no ataque, mas foi uma dupla mexicana a fazer a diferença.

O Paços de Ferreira entrou bem no encontro e surpreendeu ao inaugurar o marcador aos oito minutos. Bruno Moreira recebeu a bola na sequência um pontapé de canto mal resolvido pela defesa portista e bateu Iker Casillas. O avançado pacense gelou o Dragão, onde o FC Porto ainda não tinha sofrido golos na atual edição da Liga. Aliás, desde 14 de dezembro de 2014 que o Dragão não via um golo adversário em jogos do campeonato.

O FC Porto tentou reagir mas só a partir dos 20 minutos conseguiu pressionar com qualidade o adversário, numa altura em que o apoio vindo das bancadas se misturava com assobios. Aos 29 minutos Jesús Corona conseguiu fazer o golo do empate com uma grande finalização. O extremo Corona recebeu um passe de Brahimi, entrou na grande área adversária e picou a bola sobre Marafona.

O golo motivou os 'dragões', que ficaram perto de marcar pouco depois, mas Indi cabeceou por cima após livre de Layún. O Paços de Ferreira ia tentando criar perigo no contra-ataque, particularmente por Edson Paraíba, mas o intervalo chegou com um empate a uma bola, depois de um falhanço de Herrera em cima do apito de Carlos Xistra.

Os 'dragões' voltaram a pressionar no arranque do segundo tempo, mas o golo da vitória ainda demorou a surgir. Aos 53 minutos, Brahimi fez um grande trabalho no lado esquerdo do ataque e entregou a Aboubakar, mas o avançado camaronês estava desinspirado e falhou completamente o alvo.

Aos 63 minutos, porém, Carlos Xistra assinalou grande penalidade por falta de Marco Baixinho sobre Herrera e Layún foi chamado a converter. O lateral mexicano atirou forte e bateu Marafona. Foi o primeiro penálti assinalado a favor do FC Porto na edição 2015/16 do campeonato.

Tudo podia ter ficado resolvido a favor do FC Porto aos 72 minutos de jogo, mas Aboubakar demonstrou novamente que estava numa noite 'não'. Completamente isolado perante Marafona, o avançado permitiu a defesa do guardião pacense.

Já em cima do minuto 85', Cristian Tello dispôs de uma oportunidade ainda mais clara, mas desperdiçou por inteiro. O jogador espanhol recebeu um passe de Layún e ficou com a baliza 'escancarada', mas o remate foi fraco e Marafona conseguiu voar para desviar a bola. Perto do apito final, Tello serviu Aboubakar mas o camaronês conseguiu falhar ainda mais uma vez, de forma chocante.

Com o triunfo por 2-1, o FC Porto é líder provisório da Liga, com 30 pontos em 12 jogos. O Sporting fica obrigado a vencer no terreno do Marítimo para regressar ao primeiro lugar isolado. Já o Paços de Ferreira ocupa o sétimo lugar da tabela.

Veja os lances do jogo.